Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Um curso de cerveja de e para mulheres em Petrópolis

Iniciativa uniu cervejarias que integram a Rota Cervejeira RJ, na serra fluminense

A foto oficial das participantes, entre alunas e instrutoras (Foto: Divulgação)

O primeiro curso sobre cerveja feito por mulheres e exclusivo para mulheres da Serra do Rio de Janeiro – Coisa de Mulher – antes previsto para fevereiro e adiado por conta da tragédia provocada pelas chuvas em Petrópolis, finalmente ocorreu esta semana na Cidade Imperial. O curso foi uma iniciativa da Agência Maip e da cervejaria Sampler e teve como objetivo transformar o cenário cervejeiro de Petrópolis.

LEIA MAIS

O mapa da cerveja no Brasil

Onde estudar cerveja a distância

Daniel Wolff inova em curso online

Durante dois dias, o evento ocorreu em espaço cedido pela cervejaria Bohemia por conta do número de participantes. A Sampler e Bohemia fazem parte da Rota cervejeira RJ.

Foram cinco dias de palestras, network e muita cerveja, com conteúdo sobre história da cerveja e escolas Cervejeiras, com Flaviane Barros; atendimento, com Érica Machado; elementos e estilos, com Illa Proença; marketing cervejeiro, com Stephanie Nass; produção cervejeira, com Sybilla Gerald; e empreendedorismo e turismo cervejeiro, com Ana Cláudia Pampillón, fechando o evento na quinta-feira.

No final, as participantes ainda puderam aproveitar um happy hour com música ao vivo. Outro destaque importante é que a brassagem realizada durante o “Coisa de Mulher” foi ministrada por Érica Machado.

A coordenadora da Rota Cervejeira RJ e uma das palestrantes do evento, Ana Claudia Pampillón, comenta:

“As mulheres estão cada vez mais presentes no universo das cervejas artesanais, dos dois lados do balcão. Como apreciadoras elas estão cada vez mais pedindo boas cervejas, e também estão com tudo à frente da produção, divulgação e em todas as áreas do mercado cervejeiro. Saiu desta palestra muito feliz. Meu coração transbordou de alegria com o carinho recebido por essas jovens e a alegria foi imensa em ver os olhos brilharem com as infinitas oportunidades nesse mercado tão masculino.”