Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

As premiadas na Copa Cerveja Brasil 2024 na Região Sudeste

Melhor cerveja foi maturada em barril de madeira nativa brasileira

Ganhadores comemoraram as premiação na Brasil Brau (foto: Camila Visentainer-Radio/Divulgação)

Atualizada, 11/6/2024 23:45

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) divulgou nesta terça-feira, durante a Brasil Brau 2024, 17ª Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, os melhores rótulos da Etapa Sudeste da 4ª Edição da Copa Cerveja Brasil, concurso itinerante sem fins lucrativos realizado pela entidade nas cinco regiões do país. Todas as medalhistas regionais serão novamente avaliadas em uma final nacional do concurso.

LEIA MAIS

Onde estudar cerveja a distância

Daniel Wolff inova em curso online

Escola da Cerveja lança curso online

Recebeu a medalha de ouro Best of Show, como a melhor cerveja de todas as categorias, a Amburana Dream Lager, da cervejaria LBS, de Linhares (ES). A cerveja é resultado de um blend com uma Dark Lager curtida dois anos em um barril de amburana. As medalhas de prata e bronze Best of Show ficaram com criações da cervejaria Marés, de Americana, no interior de São Paulo. A American Pilsner Tripulante levou a prata enquanto a Carranca Goiaba e Framboesa, uma cerveja estilo Catharina Sour, levou o bronze Best of Show da Etapa Sudeste.

Os julgamentos foram realizados de sexta (7) à domingo (9), na capital paulista. No total a etapa distribuiu 20 medalhas de ouro, 31 de prata e 18 de bronze. A lista completa dos ganhadores estará disponível no website da entidade.

Na cerimônia também foram homenageadas as cervejarias brasileiras que receberam medalhas no Word Beer Cup deste ano. Por meio de uma parceria entre a Abracerva e a Brewers Association, entidade que representa as cervejarias independentes dos Estados Unidos, as medalhistas de ouro da Copa Cervejaria Brasil receberam inscrições para a competição estadunidense.

A próxima etapa regional da Copa Cerveja Brasil, dedicada aos estados do Nordeste, será realizada em julho, na Bahia, e as inscrições seguem abertas somente até dia 20 de junho neste link. Em agosto é a vez das cervejarias localizadas nos estados da região Norte, que já podem se inscrever neste link, para o concurso que terá sede em Belém. Em setembro será realizada a última etapa regional, na região Sul. As inscrições podem ser feitas até dia 20 de agosto neste link. A etapa final será realizada em outubro, no Rio de Janeiro.

Brasil Brau

Nesta quarta e quinta-feira a Abracerva segue com atividades na Brasil Brau 2024, tanto em seu estande, quanto no CBCTEC – Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, realizado paralelamente à feira, e no Brewer Lounge um espaço de palestras com acesso gratuito aos visitantes.

Dentro do CBCTEC, nesta quarta-feira (12), Gilberto Tarantino compõe a mesa Desafios e oportunidades do mercado de cerveja artesanal, com empreendedores do setor como Luiza Tolosa (CEO Cervejaria Dádiva), Junior Bottura (sócio fundador da Avós Cerveja Artesanal) e Raul Schuchovsky (fundador da FrohenFeld Craft Brewing), com moderação de Gabriel Pulcino, gerente de projetos da GL Events.

No Brewer Lounge, Tarantino participa também nesta quarta, junto com Andreas Fält, consultor e agente de exportação baseado no Reino Unido, da apresentação do BEEP - Programa de Exportação Brasil Europa. Na quinta (13), Tarantino e o advogado e consultor tributário Marcos Moraes tratam do tema: “Cerveja não é Pecado - Reforma Tributária e ações da Abracerva”.

O estande da associação também irá abrigar o projeto Bebendo Marca, do podcast Cerveja de Marca, comandado pelo sócio-fundador da Avós Cerveja Artesanal, Junior Bottura.

A COPA CERVEJA BRASIL 2023

Integrantes dO time de jurados da copa cerveja brasil (Foto: Divulgaçã;o)

A Abracerva divulgou na noite de 8 de dezembro de 2023, em São Paulo, as medalhistas da etapa final da 3ª Copa Cerveja Brasil, que escolheu os melhores rótulos do país em 2023. Pela primeira vez um concurso foi realizado nas cinco regiões brasileiras avaliando presencialmente as cervejas produzidas por fábricas de médio porte, microcervejarias e brewpubs das diversas unidades da federação.

As 300 amostras que receberam medalhas nas cinco etapas regionais do concurso se classificaram para a final realizada esta semana quando foram novamente avaliadas às cegas por outro grupo de jurados. As análises consideram o enquadramento nos estilos e as características sensoriais das cervejas, classificando as amostras como ouro, prata ou bronze. As medalhistas de ouro nesta etapa final, dentre todos os estilos, foram então novamente avaliadas para disputarem o título de Best os Show, também nas três categorias.

A Colombina Cold Brew Lager foi eleita a melhor cerveja do Brasil e recebeu a medalha de ouro, Best of Show. Produzida em Aparecida de Goiânia (GO), é uma cerveja pilsen com infusão a frio de café. A medalha de prata ficou para a cerveja Efeito Pigmaleão #2, da cervejaria Pineal, de Sorocaba (SP), que tem como base o estilo saison com fermentação mista que passou 16 meses em barris de carvalho francês. A medalha de bronze foi para uma cerveja não alcoólica. A Wave, da Falke Bier, de Ribeirão das Neves (MG), uma Catharina Sour que foi feita com adição de goiaba.

Ao todo participaram do concurso 1125 rótulos de 158 cervejarias, localizadas em 19 unidades da federação. As 5 etapas e a final envolveram mais de cem jurados e distribuíram mais de 374 medalhas. Na etapa final, 18 rótulos receberam medalha de ouro e ganharam inscrição para o World Beer Cup, concurso cervejeiro de maior prestígio do mundo.

BEST OF SHOW

OURO - Cervejaria Colombina - Colombina Cold Brew Lager

PRATA - Cervejaria Pineal - Efeito Pigmaleão #2

BRONZE - Falke Bier - Wave

American and International Pale Ales

OURO - Cervejaria Landel - Landel Atrás do Bloco

PRATA - Fora da Lei CrafBeer - APA Dois Mundos

BRONZE - Big John Cervejaria - Big John Tricorn Hat

American IPAs

OURO - Cervejaria Amana - Néctar

PRATA - Maniacs Brewing Co. - Maniacs Yankee

BRONZE - Biomma Cervejaria - Amazônia

American Red, Dark or Strong Ales

OURO - Cervejaria Bragantina - Bragantina Red IPA

PRATA - Cervejaria Louvada - Louvada Benedita

BRONZE - Cervejaria Cosvesi - Cosvesi Smoked Porter

Belgian and French Ales

OURO - Cervejaria Três Santas - A Colheita

PRATA - Blauer Berg - Blauer Berg Witbier

BRONZE - Ol Beer - Odin Witbier

Belgian Monastic Ales

OURO - Cervejaria Knights - Cervejaria Knights Belgian Tripel

PRATA - Cruls Cervejaria Artesanal - 1892 Tripel

BRONZE (não houve cerveja premiada)

British/Irish Ales

OURO - Big Jack Cervejaria - English Series 2

PRATA - Cervejaria Krepke Bier colab Cervejaria Gavioli Krepke Red Ale

BRONZE - Cervejaria 77 - Sem Futuro

British/Irish Dark or Strong

OURO - Blauer Berg - Blauer Berg Robust Porter

PRATA - Brew Center - St. Patrick's Old Ale

BRONZE - Brew Center - St. Patrick's Imperial Stout

Estilos brasileiros

OURO - Cybeer - Amazon.IA

PRATA - Biomma Cervejaria - Atlântica

BRONZE - Donkey Head Cervejaria - Severina Sour Caju

European and other origin Lagers

OURO - Cervejaria Kairós - Naufragados Baltic Porter

PRATA - Kalango Cervejaria - Kalango Premium Lager

BRONZE - Cervejaria Aurora - Vienna

European Dark, Smoked or Strong Lagers

OURO - Ade Bier Cervejaria colab Kunst Brauerei Colaborator

PRATA - FrohenFeld Craft Brewery Kitzhorn

BRONZE - SR Müller - SR Smoked

Fruit Beers

OURO - Cervejaria Salva - Salva Amodoroquerosoul Goiabinha

PRATA - Cerveja Colombina - Colombina Gynhattan

BRONZE - Cervejaria Xama - Caju Atômico

German and other origin Ales

OURO - Caatinga Rocks Colab Cervejaria Heroica - Mandacaru Atômico

PRATA - Walfänger - Sebastian

BRONZE - Cervejaria Kairós - Pedra do Veio

German Weizen

OURO - Comparsa Etílica Vale 4 - Vale 4 Weiss com Malte Defumado

PRATA - Cervejaria Bierbaum - Bierbaum Weizenbock

BRONZE - 277 Craft Beer - Pão Nosso

Hibrid/Mixed Lagers or Ales

OURO - Falke Bier - Wave

PRATA - Cervejaria Campinas - Campinas American Wheat

BRONZE - Cervejaria Campinas - Campinas IPA Zero

North American and other origin Lagers

OURO - Biomma Cervejaria - Oktos Pilsen

PRATA - Cervejaria Campinas - Campinas Pilsen

BRONZE - Cervejaria Louvada - Hoplager

Sour, Brett, Wild and Spontaneous Beers

OURO - Cervejaria Pineal - Efeito Pigmaleão #2

PRATA - Almirante Cervejaria Artesanal - Hop Sour

BRONZE - Cervejaria Stannis - Scarlett Flanders

Specialty, Coffee, Field, Chocolate, Herb and Other Ingredients

OURO - Cerveja Colombina - Colombina Cold Brew Lager

PRATA - Cervejaria Três Santas - Nara

BRONZE - Cervejaria Noi - Noi Cioccolato

Wood and Barrel Aged Beers and Sour Beers

OURO - Cervejaria Uçá Bixiguenta

PRATA - Cervejaria Aurora - Cervejaria Aurora Damma

BRONZE - Cervejaria Louvada - Darkside - Louvada DS3

A 3ª Copa Cerveja Brasil faz parte do road show Conexão Cerveja Brasil, que além do concurso incluiu a realização de congressos e encontros nas cinco regiões do país. Este ano foram sede do Conexão Cerveja Brasil as cidades de Vitória, Salvador, Brasília, Belém e Curitiba, além de São Paulo.

Nos congressos foram apresentados dados do segmento, análises, ações e propostas da entidade e seus parceiros em áreas fundamentais para o mercado como tributos, regulação, sustentabilidade, inovação e diversidade.

Em São Paulo, além dos vencedores da 3ª Copa Cerveja Brasil foram apresentados os ganhadores do concurso Lata Mais Bonita do Brasil, promovido pela Abralatas, Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio.

O Conexão Cerveja Brasil contou o patrocínio da eChope, Abralatas e Cooperativa Agrária. O Apoio nacional é do Sindicerv, Febracerva e Movimento Cerveja Rende. Ao longo do ano, contou com parcerios regionais como Instituto Cerveja Brasil, Grupo Anima, Unicuritiba, Procerva, Chill Associação Comercial do Distrito Federal, Sebrae-BA, CIEB - Centro das Indústrias do Estados da Bahia, Senai-BA, AICerva e do Sindibebidas-ES.

Em São Paulo, o Conexão Cerveja Brasil incluiu o evento Observando Cerveja, realizado paralelamente à reunião do Observatório da Gastronomia de São Paulo, na universidade Anhembi Morumbi. Uma parceria da Abracerva com o grupo educacional Anima, o Observando Cerveja levou conhecimento e experiência sobre a bebida para profissionais da área da gastronomia degustações com café, cerveja e chocolate, conduzidas pelo consultor em gestão sensorial Ensei Neto e harmonizações de cerveja e queijo com o especialista André Vasquez, sócio do bar de queijos Teta Cheese, de Brasília.

Segundo avaliação técnica dos jurados a melhor cerveja do concurso, medalha de ouro Best of Show, foi a Scarlett Flanders da cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC); a medalha de prata Best of Show ficou com a Que Fumaceira!, uma da Bota Amarela, de Erechim (SC), e o bronze foi para a Eisbock, da Cervejaria Salva, de Bom Retiro do Sul (RS). As três Best of Show ganharam inscrições para a Copa Cervezas de America 2024, assim como ocorreu nas outras quatro etapas regionais.

Quem recebeu o título de melhor cervejaria, com base na somatória de medalhas recebidas, foi a Karsten, de Jaraguá do Sul (SC). O título de melhor micro cervejaria do concurso, para fábricas com volume anual de até 600 mil litros, ficou com a Big Jack de Orleans (SC). A melhor cigana da 3ª Copa Cerveja Brasil foi a Bonna Beer, de Curitiba (PR). Já o Melhor brewpub foi a 227 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR).

As melhores cervejas da região noRte

Ao todo foram distribuídas 20 medalhas sendo sete de ouro, cinco de prata e oito de bronze, além das premiações Best of Show (BOS). Segundo avaliação técnica dos jurados a melhor cerveja do concurso, medalha de ouro Best of Show, foi a Belgian Blond Ale da cervejaria Rio Negro, de Manaus (AM); a medalha de prata Best of

Show ficou com a Guajará Ciclon, uma Juicy IPA da Cervejaria Cabôca, de Belém (PA), e o bronze foi para a German Pilsner, da Cervejaria Louvada, de Porto Velho (RO). As três Best of Show ganharam inscrições para a Copa Cervezas de America.

Quem recebeu o título de melhor cervejaria, com base na quantidade e no tipo de medalhas recebidas, foi a Cervejaria Louvada. A melhor microcervejaria do concurso, prêmio para fábricas com volume anual de até 600 mil litros, foi a manauara Rio Negro Já a melhor cigana foi a Araguaia, de Marabá (PA).

Todas as medalhistas da Etapa Norte participam em dezembro da final nacional da Copa Cerveja Brasil. Cervejarias que receberem medalha de ouro neste momento ganharão uma inscrição no concurso internacional World Beer Cup.

as melhores cervejas da região sul

A Abracerva divulgou em 24 de novembro, na cervejaria Joy Project, em Curitiba, os 96 rótulos medalhistas da etapa Sul. Concorreram desta etapa 394 amostras de dezenas de cervejarias.

A relação das medalhistas pode ser acessada em https://abracerva.com.br.

As melhores cervejas da região centro-oeste

A Abracerva divulgou na noite de 15 de setembro, em Brasília (DF), a lista das premiadas na etapa Centro-Oeste da 3ª Copa Cerveja Brasil. A Chocolate/Cocoa Beer Caminho do Viajante, uma collab das brasilienses Cruls Cervejaria Artesanal e Zanadu, ficou com o primeiro prêmio Best of Show. A segunda colocação foi para a Catharina Sour com Limão e Cúrcuma, também da Cruls. O terceiro lugar ficou com a Acid Trip, uma American Fruited Sour Ale da Cervejaria Templária, de Catalão (GO) em collab com a Trema, de Uberlândia (MG).

Os prêmios de melhores cervejarias, concedidos para as mais premiadas dentro de suas categorias, ficaram com Cervejaria Louvada, de Cuiabá (MT), eleita a melhor Cervejaria; Cruls Cervejaria Artesanal, vencedora na categoria Microcervejaria (fábricas com volume de produção anual de até 600 mil litros); e Biomma Cervejaria, de Aparecida de Goiânia (GO), que conquistou o título de melhor Cigana.

A lista completa dos ganhadores poderá ser consultada no site da Abracerva.

A Copa Cerveja Brasil integra o Conexão Cerveja Brasil, um road show que está sendo realizado nas cinco regiões do País, agregando entidades, empresários, profissionais, representantes do poder público e consumidores da bebida artesanal. Além do concurso, a programação inclui as edições regionais do Congresso Cerveja Brasil e as festas de premiação abertas ao público.

As melhores cervejas da região NORdeste

A Abracerva divulgou na noite de 18 de agosto, em evento realizado na Cervejaria Proa, em Lauro de Freitas (BA), a relação das medalhistas e melhores cervejas e cervejarias da Etapa Nordeste da 3ª Copa Cerveja Brasil, a segunda etapa da competição, que já havia recebido 473 amostras de 148 cervejarias nas regiões Sudeste e Nordeste.

Os destaques da Copa foram a Birthday Barley Wine, da Brewstone Pub, de Fortaleza (CE), que recebeu o primeiro Prêmio Best Of Show; a Hop Brasilis, uma Brazilian Hop Beer da 3Barcaças Craft Beer, de Ilhéus (BA), que leva variedades de lúpulo Sorachi Ace e Comet produzidas no Brasil, que levou o segundo lugar no Best Of Show e a Biomas, da Mindubeer, de Salvador (BA), na versão que leva Mangaba, Pitaya, Mel e Pimenta, terceira posição do Best Of Show.

Dentre as fábricas, a Turatti, de Fortaleza (CE), ficou com o título de melhor cervejaria. A Hop Bros, de Maceió (AL), com três medalhas de ouro e uma de prata, ficou com o título de melhor microcervejaria do Nordeste enquanto a Brewstone Pub levou o prêmio de melhor Brewpub da região.

A Etapa Nordeste da 3ª Copa Cerveja Brasil distribuiu um total de 32 medalhas sendo treze de ouro, dez de prata e oito de bronze. Confira os ganhadres neste link.

As melhores cervejas da região Sudeste

Julgamento da Copa Cerveja Brasil (Foto: Divulgação)

A Abracerva divulgou na noite de 28 de juho, na Cervejaria Fratelli Reggiani, em Vitória (ES), as cervejas premiadas na edição Sudeste da 3ª Copa Cerveja Brasil. Cervejarias dos quatro Estados inscreveram 457 amostras, das quais 111 receberam medalhas conforme avaliação de 27 jurados nacionais e internacionais. Foram 45 medalhas de ouro, 28 medalhas de prata e 38 de bronze.

A cerveja Friburgator Doppelbock, da Cervejaria Pontal, de Nova Friburgo (RJ), ficou com o primeiro prêmio Best of Show, em segundo os jurados escolheram a Divina Rio Doce, uma South German Kristal Weizen, da cervejaria Divina Beer, de Colatina (ES) e em terceiro na premiação Best of Show ficou a Kalango Premium Lager, uma Bohemian Pilsener, da Cervejaria Kalango.

Receberam menção honrosa a Schwarzbier da Cervejaria Brotas Beer, de Brotas (SP) e a Damma, uma Barrel Aged Beer da Cervejaria Aurora, de Venda Nova do Imigrante (ES).

Os prêmios para melhores cervejarias, concedidos para as mais premiadas dentro de suas categorias, ficaram com Cervejaria Campinas (Campinas - SP), como melhor cervejaria; Cervejaria Três Torres, de João Neiva (ES), na categoria microcervejaria, para fábricas com volume anual de até 600 mil litros; Cervejaria Três Santas, de Santa Teresa (ES) na categoria Melhor Brewpub e Cervejaria Juan Caloto, de São Paulo capital, como melhor Cigana.

O estilo com mais inscrições entre os 119 representados dentre as amostras foi a American-Style India Pale Ale, com 28 entradas. Dentre os cinco estilos brasileiros previstos no regulamento, houve nove inscrições de Catharina Sour e mais nove de Brazilian Hop Beer, onde o fundamental é a utilização de lúpulo brasileiro sobre um estilo base livre que destaque o lúpulo nacional com equilíbrio.

O Estado com mais inscrições foi São Paulo, com 183 amostras enviadas, seguido pelo Estado-sede, Espírito Santo, com 170 cervejas. Ao todo, 102 cervejarias enviaram amostras para serem colocadas à prova pelo corpo de jurados. A lista dos ganhadores pode ser consultada neste link.