As cervejas premiadas no Mondial de La Bière São Paulo
Confira a cerveja que levou platina as que conquistaram medalha de ouro
O Mondial de La Bière revelou na noite desta quinta-feira, 30 de maio, as cervejas premiadas da edição paulistana de 2019 do festival, que estreou em 2018. O festival vai até 2 de junho (30 e 31 de maio das 17h à 0h, 1º de junho das 14h à 0h e 2 de junho das 14h às 22h), na Arca (Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina - mais informações aqui).
A grande vencedora deste ano foi a mineira Antuérpia, com a Nikita Cherry Hickey, que repetiu o feito da edição carioca de 2018, com a medalha de platina, além de conquistar uma medalha de ouro. Destaque também para a paulista Pratinha, que ganhou 3 medalhas de ouro. Confira mais abaixo a lista completa de medalhas:
Foram inscritos 131 rótulos no concurso Mbeer Contest Brazil. Um júri composto por profissionais nacionais e internacionais premiaram os rótulos nas categorias ouro e platina. Sem estilos pré-definidos, os juízes fizeram provas às cegas, sem qualquer informação sobre os produtos. A cerimônia foi conduzida por Jeannine Marois, idealizadora e presidente do Mondial de la Bière internacional, e por Luana Cloper, diretora de negócios da GL Events.
AS PREMIADAS EM 2019
Medalha de platina:
Antuérpia, com a Nikita Cherry Hickey
Medalhas de ouro:
Ampolis, com a Ditriguis
Antuérpia, com a Rock me Baby
Cerveja Blumenau (Meara), com a Macuca
Croma Beer, com a Red Strike
Dádiva, com a Point of View
Mea Culpa, com a Ira
Pratinha, com a Culotte de la Duchesse
Pratinha, com a Darkmoon
Pratinha com a Tonka e o Bravo Cervejeiro
Unicorn, com a Unicorn Neipa
O JÚRI
Seis jurados avaliaram as características individuais de cada rótulo:
Gustavo Renha, sommelier de cervejas;
Leonardo Sewald, mestre-cervejeiro e sócio fundador da Cervejaria Seasons;
Randy Mosher, cervejeiro, designer e autor;
Taiga Cazarine, jornalista, sommelier e juíza internacional de cervejas;
David Michelsohn, desenhista industrial, jornalista e criador da Cerveja Júpiter;
Jayro Neto, sommelier de cerveja e mestre em estilos.
NOVIDADES NO FESTIVAL
O uso da tecnologia no universo cervejeiro chamou a atenção dos visitantes que passaram pelo espaço Arca, na Vila Leopoldina. O público viu de perto inovações como a Magic Booze, mistura da paulista Pratinha que usa uma fórmula secreta solúvel em água com gás que se transforma, como mágica, em cerveja. A cervejaria também apresentou produtos impressos em 3D, cuja matéria prima é um polímero feito com resíduos orgânicos da produção da cerveja.
Outra novidade exibida no evento que promete revolucionar o mercado cervejeiro brasileiro é a produção nacional de lúpulo. Os produtores da área passam a ter a possibilidade de acesso à flor fresca do lúpulo, que torna a cerveja muito mais aromática. Antes, esses profissionais precisavam importar o insumo.
Com curadoria de Carolina Oda, expert em gastronomia que passeia com muita fluidez pelos caminhos dos alimentos, das bebidas e da hospitalidade, o Mondial Arena teve sua estreia com dois bate-papos. Fabrício Almeida e Júnia Falcão, sócios da ZalaZ, falaram sobre quais processos caracterizam uma cerveja como artesanal e sobre o conceito de “cerveja de fazenda”; Leonardo Sewald, mestre cervejeiro e sócio fundador da Cervejaria Seasons falou sobre a criatividade no Craft Brewing.
A banda Monoclub iniciou a programação musical da noite, seguida da Classic Zoom. O encerramento ficou por conta do set do DJ Pancho Trackman. O Mondial de la Bière apoia a Lei Seca e adverte os visitantes que utilizem transporte público.
AS PREMIADAS EM 2018
PLATINA
- Point of View - Dádiva (Várzea Paulista-SP)
OURO
- Kremlin Reserva - Antuérpia (Matias Barbosa-MG)
- Bravo - Bäcker (Belo Horizonte-MG)
- Hop Damage - Blondine (Itupeva-SP)
- Psicose Espacial - Doktor Bräu (Pouso Alegre-MG)/Colaborativa com a Satélite (São Paulo-SP)
- Endorphina - Doktor Bräu (Pouso Alegre-MG)
- H5 - Hausen Bier (Araras-SP)
- Kremer IPA - Kremer Cervejaria (Morungaba-SP)
- Carvoeira - Lohn Bier (Lauro Müller-SC)
- Cryosat - Satélite (São Paulo-SP)
- Melon Sat - Satélite (São Paulo-SP)
- Half Blind Peach Gose - Synergy (Sorocaba-SP)/Colaborativa com a Narcose (Capão da Canoa-RS)