A cerveja que melhor harmoniza com cada peixe
Confira pratos à base de frutos do mar que combinam com diferentes tipos de cerveja
Além de ser "a cara do verão", a cerveja vai bem com diferentes proteínas, como o peixe. Restaurante mais antigo do Rio Grande do Sul, o Gambrinus, em Porto Alegre, é especializado em culinária portuguesa. Por isso, os frutos do mar são o carro chefe do cardápio. E cada tipo de cerveja é melhor degustada com um peixe diferente.
Leia mais
Cerveja para 3 pratos de frutos do mar
Estilos para pratos da Oktoberfest
Harmonizando com Marcelo Scavone
João Melo, proprietário do Gambrinus e presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes RS (Abrasel RS), preparou uma seleção de pratos à base de frutos do mar para harmonizar com quatro estilos de cerveja.
"É uma honra, pra mim, quando um cliente pede indicação de cerveja para o prato que escolheu, ou vice-versa. Porque a experiência é completamente diferente se você tem a combinação certa. Assim, tanto a bebida quanto o prato são desfrutados de maneira integral", diz.
Confira a lista que ele preparou:
Red Ale
Forte e robusta, a Red Ale cai bem com pratos que a acompanhem no sabor, como o linguado grelhado, com alcaparras e champignon na manteiga. As texturas se complementam. Com isso, peixes grelhados ou assados são a pedida certa.
Pilsen
Também leve, a Pilsen fica bem acompanhada por petiscos, como o pastel de camarão. Sabores fortes podem interferir no desfrute da cerveja. Assim, é importante prezar pela suavidade. Iscas de tilápia à milanesa e bolinho de bacalhau também são ótimas opções.
IPA
Encorpada e refrescante, a IPA é bem acompanhada por pratos mais elaborados. Esse tipo de cerveja geralmente é marcada pelo amargor e teor alcoólico. Sendo assim, uma sugestão para garantir o equilíbrio é o filé de salmão grelhado acompanhado de batata souté e salada.
Weiss
Ácida e mais encorpada devido à presença do trigo, a weiss vai bem com pratos leves, como saladas. Desse modo, a salada de bacalhau combina com este tipo de cerveja.