Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Cachaça conquista ouro em concurso mundial de bebidas

Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles teve mais de 2.030 inscrições, de 60 países

Rafael Araújo envelheceu a bebida por quase cinco anos em barris de carvalho americano de primeiro uso (Fotos: Divulgação)

Recentemente foi divulgado o resultado do 24º Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles, uma das principais competições de bebidas no mundo todo. Este ano, foram mais de 2.030 inscrições representando 60 países. Durante cinco dias, 130 juízes de 34 nacionalidades fizeram degustações e avaliações e elegeram os melhores destilados do mundo através de três categorias: grande medalha de ouro, medalha de ouro e medalha de prata.

LEIA MAIS

O mapa da cerveja no Brasil

Onde estudar cerveja a distância

Daniel Wolff inova em curso online

O local escolhido para sediar o evento este ano foi Guadalupe, território ultramarino francês. França (incluindo seus territórios ultramarinos), China e Brasil foram os países que mais conquistaram medalhas no Spirits Selection. Conhecido justamente por ser o país da cachaça, o Brasil contou com representantes de peso de empreendedores brasileiros que investem na bebida que carrega o DNA brasileiro. Um deles é o Rafael Araújo, conhecido por ter criado em 2010 a maior loja online de cachaças do mundo, a Cachaçaria Nacional.

O gosto pela bebida foi tão grande, que o empreendedor que nasceu em Brasília e que mora há 30 anos em Minas Gerais decidiu ter sua própria cachaça, em 2021 batizada com o seu próprio nome: Rafael Araújo. A bebida conquistou medalha de ouro na premiação. Ela foi envelhecida por quase cinco anos em barris de carvalho americano de primeiro uso. A cachaça tem graduação alcoólica de 40%, além de notas de baunilha e florais que surgem no olfato, seguidos por toque de caramelo e chocolate.

Além disso, é uma bebida versátil que harmoniza com pratos que tenham elementos condimentados sutis e carne vermelha, ou então com sobremesas produzidas com frutas secas e castanhas.

"Conquistar medalha de ouro em um prêmio desse porte com apenas um ano de lançamento é muito emocionante, pois o meu objetivo desde quando eu comecei no universo das cachaças foi mostrar para o Brasil e o mundo como essa bebida tem qualidade e é saborosa, então é um orgulho enorme ver que todo o comprometimento em criar uma bebida única deu certo", afirma Rafael Araújo.

A embalagem foge do clichê das cachaças tradicionais e conta com um rótulo ilustrado com vários desenhos e símbolos que representam diferentes etapas da vida e da trajetória do empreendedor. A bebida pode ser adquirida no site da Cachaçaria Nacional por R$ 237.