Brasil Beer Cup fecha parceria técnica internacional
Aliança com a Anton Paar incrementa as análises das cervejas inscritas no concurso
Em mais uma inovação científico-tecnológica, o Brasil Beer Cup acaba de firmar parceria com a empresa austríaca Anton Paar. E vai oferecer às cervejarias participantes do concurso um benefício exclusivo: a análise físico-química das cervejas inscritas até 30 de agosto com emissão de laudos laboratoriais.
LEIA MAIS
A parceria prevê a utilização pela equipe científica do BBC dos equipamentos analíticos desenvolvidos pela Anton Paar. Análises como as feitas pelos equipamentos da Anton Paar podem ser contratadas em laboratórios especializados ao custo médio de R$ 500 por amostra de cerveja. Portanto, o BBC considera estar oferecendo um benefício financeiro importante aos inscitos.
Além da vantagem financeira, um laudo técnico profissional pode auxiliar as cervejarias a construir a padronização de suas cervejas, alcançando a repetibilidade de seus produtos. Ou seja, seu consumidor vai sempre encontrar a mesma cerveja no mercado. E essa tem sido uma frustração apontada pelo BBC em relação a concursos cervejeiros: o consumidor reclama que as cervejas vencedoras não são as mesmas encontradas nos pontos de venda.
Com os laudos técnicos emitidos, as cervejarias conseguirão manter o padrão de qualidade em todas as amostras, sejam as julgadas em concursos ou as oferecidas no mercado. É importante lembrar que as análises físico-químicas não serão consideradas para pontuação das cervejas durante o concurso. Para essa classificação a avaliação e análise sensorial feitas pelos juízes nacionais e internacionais é que valem. Os laudos técnicos servirão como uma ferramenta às cervejarias, uma espécie de bônus concedido pelo BBC.
O que os equipamentos analisam na cerveja
Os parâmetros analisados pelos equipamentos especializados:
- Extrato Original
- Extrato Real
- Extrato Aparente
- Teor alcóolico
- Densidade
- Teor calórico
- Teor de CO2
- Turbidez a 20ºC
- Cor
- pH