Science of Beer ganha prêmio de Inovação
Aroma Sensory Training é destinado a educação sensorial, recuperação de olfato e treinos olfativos
O Instituto Science of Beer acaba de ganhar o prêmio Inovação Catarinense, oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) – Professor Caspar Erich Stemmer. A premiação na categoria Inovação em Produto: design industrial foi conferida ao Aroma Sensory Training, um kit para educação sensorial que se destacou na recuperação de olfato e paladar para pacientes pós-Covid.
LEIA MAIS
A tecnologia foi desenvolvida por um time de cientistas e designers comandados por Amanda Reitenbach, CEO do Science of Beer, e consiste em um kit com vários aromas e orientações sobre como aplicá-los na prática da educação sensorial, recuperação de olfato e treinos olfativos. Inicialmente, o produto foi pensado e desenvolvido para auxiliar os alunos do curso de Sommelier de Cervejas oferecido pelo Science of Beer. Mas a tecnologia se mostrou eficaz para os tratamentos de recuperação de olfato em pacientes pós-Covid.
Além de ampliar a biblioteca sensorial de profissionais ligados ao segmento cervejeiro, a tecnologia pode ser utilizada como alternativa fisioterápica para pacientes que passam por anosmia – a perda de olfato –, comumente relatada como um dos sintomas causados pelo corona vírus. Idealizadora do Aroma Sensory Training, Amanda Reitenbach ressalta que seus estudos eram todos voltados para uso no segmento cervejeiro:
"Mantive minha premissa de aplicar a ciência ao estudo de cerveja com o lançamento dessa novidade."
O kit ficou pronto em um momento especial enfrentado pelo mundo, quando um vírus provocou tantas sequelas no trato respiratório das pessoas.
"A nossa memória sensorial é estimulada através de repetições contínuas. O kit ajuda a recuperar os neurônios que possam ter sido degradados durante a doença", explica.
A pesquisadora faz questão de ressaltar que o kit é uma fisioterapia sensorial, não um medicamento.
"Esse é o resultado de anos de pesquisa científica que aliada ao meu acompanhamento de alunos em sala de aula, identificou uma necessidade de ter uma ferramenta de estudo e memorização de aromas e sabores, que eventualmente se tornou uma demanda também da sociedade com as sequelas da Covid-19", diz Amanda, ao celebrar a conquista do Prêmio Inovação Catarinense da Fapesc.
As próximas etapas são a obtenção de financiadores para que a tecnologia possa ser difundida e aplicada com mais inovação, utilizando inteligência artificial, machine learning e estar inserida no metaverso, por meio de treinamentos e orientações virtuais com realidade aumentada.
Como funciona o Aroma Sensory Training
Tecnologia desenvolvida e patenteada por Amanda Reitenbach, consiste em tubos de uso individual, munidos de aromas específicos em concentrações suficientes para a detecção do olfato humano. Recomendado para treinos olfativos de profissionais de bebidas, como a cerveja, o kit tem 10 aromas relacionados com cada família olfativa, como cerveja, lúpulo, destilados, vinho, chá e café. A utilização é simples e individual, através de inalações curtas de 5 segundos e longas de 8 segundos, a indicação é utilizar até 3 vezes no dia, intercalando os aromas de cada dia. Cada pessoa recebe 10 frasquinhos com os aromas específicos em concentrações suficientes para detecção pelo olfato humano. Até o momento apenas os alunos e clínicas cadastradas usaram o kit para realizar a terapia em seus pacientes.
A equipe desenvolvedora
Cientistas: Amanda Reitenbach (doutora), Hellen De Barros Maluly (doutora), Ana Letícia Tornisiello (mestre), Ananda dos Santos Barbosa e Paula Christina Mattos dos Santos (mestre)
Criação da logomarca e designer de produto: Caio Archanjo Rosa
Design gráfico: Pedro Enrique de Barros Caldara
Logística e operacional: Naiara Felipe Estevan Thais Travagim
Registro industrial e patente: Solidez Marcas e Patentes
Serviço
- O quê: kit Aroma Sensory Training
- Como: pode ser adquirido por escolas, profissionais de treinamento sensorial e público interessado por este link: