Ambev anuncia Centro de Pesquisas Avançadas no IPT
Objetivo é desenvolver novas tecnologias para a fabricação e a distribuição da cerveja
Desde 2018, a Ambev investe em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Centro de Inovação e Tecnologia instalado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No ano passado, lançou o Espaço on, Centro de Pesquisas e Desenvolvimento localizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Agora, a Ambev anuncia a implementação de um Centro de Pesquisas Avançadas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.
O IPT é referência em pesquisa em toda América Latina, e o objetivo da parceria é desenvolver soluções para setores-chave do ecossistema, como os processos de produção e distribuição da cerveja nos 19 países nos quais a companhia está presente. De acordo com a Ambev, a estratégia é se conectar cada vez mais aos pesquisadores e às novas tecnologias, melhorando o fluxo de conhecimento nas áreas de Inteligência Artificial, Bio e Nanotecnologia, Materiais Avançados, e principais tecnologias que norteiam a indústria 4.0. Lá, cerca de 20 especialistas focados em inovação da Ambev poderão ocupar o espaço e interagir com os pesquisadores do IPT.
Para Valdecir Duarte, Vice-Presidente de Supply e Experiência Cervejeira da Ambev, a entrada da cia no programa IPT Open Experience é um movimento estratégico de negócio:
"Sabemos que a inovação surge da conexão das dores da indústria com o conhecimento dos profissionais e pesquisadores da ciência e tecnologia. Com este centro de pesquisa, queremos aproveitar a capilaridade e alcance da Ambev para encontrarmos, juntos, oportunidades de inovação que tenham impacto direto na sociedade e em nossos consumidores e consumidoras."
Para Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT, "a parceria com a Ambev tem como objetivo desenvolver pesquisas aplicadas em vertentes tecnológicas deeptech, com sinergia entre diversas áreas do conhecimento para gerar inovações de alta tecnologia em engenharia. A multidisciplinaridade do Instituto permitirá, em um único local, executar projetos nas temáticas de energias renováveis, meio ambiente e tecnologia da informação".
O Centro de Pesquisas Avançadas deverá ser inaugurado em 2023. A parceria terá duração inicial de três anos, podendo ser prorrogada. Os trabalhos terão como foco principal processos inovadores dentro da indústria 4.0, para desenvolver soluções para o mundo Supply de forma sustentável para a sociedade e para o negócio, fomentando a pesquisa e a inovação.