Ambev convida fornecedores a zerar emissões de carbono até 2040
Mais de 150 parceiros da companhia na cadeia da cerveja já assinam a aliança inédita pelo clima
Atualizada, 30/3/2022, 18:06
Para zerar as emissões líquidas de carbono próprias e de terceiros até 2040, a Ambev sabe que precisa contar com seu ecossistema. Para incentivar e ajudar os fornecedores a cumprir essa ambição, foi formada uma aliança inédita: o Compromisso pela Ação Climática. Atualmente, 160 parceiros assinaram o acordo, incluindo 16 dos maiores fornecedores da Ambev, que representam juntos 50% dos fornecedores, como a Cooperativa Agraria, Valgroup, Vivo, WestRock, Concordia Logística, Ingredion e Ecolab.
Rodrigo Figueiredo, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Suprimentos, comenta:
“Esse é um compromisso coletivo e colaborativo. Vamos apoiar todos os parceiros, incluindo aqueles que ainda não entraram na aliança e não amadureceram sua jornada de descarbonização, e ajudá-los a fortalecer suas políticas ambientais, o que vai dar novas perspectivas aos negócios. Serão treinamentos, consultorias e encontros frequentes com o nosso time para que possam avançar e fazer parte da aliança.”
A Ambev tem avançado em sua ambição de reduzir em 25% as emissões de carbono da cadeia de valor nos próximos dois anos e, até 2040, zerar emissões próprias e de terceiros. Frota de caminhões elétricos chegando às ruas, transformação de cervejarias e maltarias em carbono neutro, além de 100% das unidades operando com energia renovável e pontos de vendas recebendo energia limpa são alguns exemplos de projetos em andamento.
Para aderir ao movimento, as empresas parceiras podem encontrar mais informações neste link.
Compromisso assumido pela Ambev
Em dezembro de 2021, em um avanço na agenda do desafio das mudanças climáticas, a Ambev anunciou a meta de zerar emissões de carbono de toda sua cadeia de valor até 2040, ou seja, escopos 1, 2 e 3. O plano para alcançar Net Zero integra ações que estão em andamento desde 2017, quando a companhia firmou compromissos focados em ação climática, gestão de água, agricultura e embalagem circular. O anúncio global foi feito na segunda-feira (6 de dezembro), com a apresentação do novo propósito da companhia: "Sonhamos grande por um futuro com mais razões para brindar".
Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, comenta:
"O novo propósito traduz a união entre a nossa capacidade de mobilizar pessoas em um objetivo comum e nossas ações para construir um futuro melhor. A sustentabilidade é fundamental nessa construção. O avanço na pauta de ação climática representa a solidez dos resultados das nossas ações e compromissos ambientais até aqui, e a certeza de que podemos e iremos fazer muito mais."
Desde 2017, quando a Ambev assumiu compromissos de sustentabilidade até 2025, a companhia avançou fortemente nessa jornada. No Brasil, as emissões totais de Gases de Efeito Estufa (GEE) de suas operações (escopos 1 e 2) foram reduzidas em 35% até 2020, e 100% de suas 32 unidades no país já operam com energia renovável. Neste ano, a Ambev deu um passo inédito com sua cervejaria em Ponta Grossa (PR), sua maltaria em Passo Fundo (RS) e o centro de distribuição em Joinville (SC) sendo as primeiras da sua operação no Brasil carbono neutro.
Plano de ação para zerar as emissões até 2040
Para zerar as emissões de carbono até 2040, a companhia estabeleceu um plano de Ação Climática baseado em três frentes, alinhado ao Science-based Targets Initiative (SBTi), que consiste em contribuir para conter o aquecimento global em 1,5 grau. São elas:
• Engajamento do ecossistema de parceiros: colaboração com fornecedores, parceria com startups com soluções inovadoras e envolvimento com a indústria em geral continuarão sendo chave para avançar na descarbonização da cadeia de valor. As frentes de economia circular e inovação em embalagens continuam sendo grandes aliadas nesse processo.
• Soluções baseadas na natureza: o envolvimento de agricultores ligados à sua cadeia de abastecimento para escalar práticas de agricultura regenerativa para enriquecer a saúde do solo e melhorar a capacidade de captura de carbono. Além disso, a companhia continua apostando em soluções baseadas na natureza para melhorar a saúde das bacias hidrográficas.
• Foco no impacto local: redução das emissões locais em suas operações e em toda sua cadeia de valor, inclusive por meio de investimentos para impulsionar a inovação local.
Geração de energia na cervejaria
Em 2019, a Cervejaria Ambev inaugurou um projeto inovador de geração de energia em parceria com a Luming Inteligência Energética. A startup gaúcha identificou, com a equipe da cervejaria, uma oportunidade para reduzir a emissão de CO2 em 482 toneladas por ano – o equivalente ao plantio de mais de 2,8 mil árvores. O projeto foi implementado, primeiro, na cervejaria de Águas Claras do Sul (RS) e depois replicado em outras três unidades, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Panará. Juntas, as cervejarias produzem 449 mil kwh de energia todo mês, o suficiente para abastecer cerca de 2,8 mil residências. A iniciativa utiliza uma tecnologia americana inédita no Brasil e, como fonte de energia, aproveita o biogás emitido por uma das etapas do processo de produção da Ambev.
Na ocasião, Anderson Carneiro de Souza, Especialista em Energia e Fluidos da Cervejaria Ambev, comentou:
“Nós temos uma série de metas voltadas para sustentabilidade dentro da Cervejaria Ambev e, em uma delas, nos comprometemos a reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de valor até 2025. A parceria com a Luming é muito importante não apenas porque nos coloca mais próximos de atingir nosso objetivo, mas também porque reflete exatamente o tipo de iniciativa que mais buscamos: projetos inovadores, que aprimorem nossos processos dentro das cervejarias de forma benéfica ao meio ambiente e que nos coloquem em contato com startups pioneiras, que possam trocar experiências conosco para crescermos sempre juntos.”
O projeto foi concebido, implementado e operado pela Luming Inteligência Energética, startup que desenvolve soluções de geração de energia a partir de biogás e gás natural, com soluções financeiras incorporadas. No caso da Ambev, eles viram que as Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEIs) – presentes em todas as cervejarias, para tratar a água usada na produção antes de devolvê-la a natureza – queimavam o biogás resultante do processo de tratamento, em vez de aproveitar seu potencial energético. Esse biogás, que é um combustível renovável, agora é usado para movimentar uma microturbina e, assim, gerar energia que é reaproveitada pela fábrica. Essa forma de gerar energia é considerada a mais limpa que existe, porque tem pegada negativa de carbono – ou seja, reduz a emissão de CO2 com sua própria geração. Além disso, evita a sobrecarga da rede de energia.
Rael Mairesse, sócio-executivo da Luming, explicou:
“A oportunidade de inovar e aprender junto com uma empresa líder como a Cervejaria Ambev, reconhecida por sua eficiência gerencial e ambiental, foi extremamente gratificante para o time da Luming. O tamanho do desafio só não foi maior que o aprendizado e a felicidade de viabilizar uma solução pioneira de transformar resíduos e impacto ambiental em energia renovável e redução de custos. O exemplo da Ambev abre caminho para que outras empresas busquem oportunidades de ganho ambiental e redução de custos a partir do que hoje é considerado resíduo, mas na verdade deveria ser visto como matéria prima ou combustível. O Brasil é o país com maior potencial do mundo em biogás, que na maioria dos casos é desperdiçado pela restrição de capital e complexidade tecnológica das soluções. O modelo de negócios da Luming soluciona a necessidade de capital e simplifica a gestão dos sistemas, que permanece a cargo da Luming, permitindo que a indústria mantenha o foco nos seus processos produtivos principais.”