Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

O estilo de cerveja para cada chocolate

Sommelier Túlio Rodrigues dá dicas das combinações ideais entre os dois prazeres

Cerveja e chocolate formam uma combinação de doce e amargo perfeita para o paladar (Foto: sxc.hu)

Tradicional no período de Páscoa, o chocolate pode ser um excelente acompanhamento para a cerveja. Sabedor disso, o sommelier fundador da Beer Academy e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Tulio Rodrigues, selecionou algumas dicas para quem não quer errar na combinação desses dois prazeres. Para conferir mais dicas, clique aqui.

See this content in the original post

Para Tulio, cerveja e chocolate têm muito em comum. “Ambos são alimentos fermentados e também foram descobertos acidentalmente. Além de possuírem uma grande variedade de tipos, aplicações e derivados. Basta pensar em todas as coisas diferentes que vêm de chocolate, como coberturas, especiarias, doces bolos e etc. Da mesma forma, a cerveja que vai muito bem com quase todos os alimentos desde receitas com carne, saladas e até doces”, resume o beer sommelier

Veja as combinações sugeridas:

Chocolate meio amargo e cervejas Stouts doces: Esse tipo de chocolate tem um grau de amargor mais elevado que o comum, por isso, combina perfeitamente com as cervejas do estilo Stout. As notas torradas dos maltes das Stouts doces vão contrastar com amargor do chocolate, proporcionando uma sensação surpreendente para o paladar.

Chocolate ao leite e cervejas Dubbel: No caso do chocolate ao leite, por ser mais doce, com notas carameladas, a combinação perfeita é com as cervejas do estilo Dubbel. A Dubbel é uma cerveja belga com sabor pronunciado de caramelo e notas de frutas secas que vão ao encontro com o caramelo do chocolate ao leite.

Sommelier Tulio Rodrigues apresenta os estilos que combinam com cada variedade de chocolate (Foto: Divulgação)

Chocolate branco e cervejas Tripel: Já o chocolate branco clássico é doce e amanteigado, por isso, a harmonização deve ser feita com cerveja do estilo Tripel, --originário de abadias cervejeiras belgas, que possui uma cor dourada, corpo médio, aroma de lúpulo sutil e aromas cítricos e frutados. A alta carbonatação dessa cerveja ajuda a quebrar a gordura do chocolate e eleva os sabores do conjunto.

Trufas de chocolate e cervejas Strong Dark Ale: A harmonização pode variar muito dependendo do recheio da trufa. Como sugestão para harmonizar com boa parte das trufas tem-se a cerveja do estilo Strong Dark Ale, que é uma cerveja de potencial alcoólico mais elevada e com aromas de frutas secas.