Bierland começa a produzir cerveja vencedora do 4º Concurso Cervejeiro Caseiro
Expectativa é lançar a American Barley Wine no Festival Brasileiro da Cerveja, em março
Uma das cervejarias mais premiadas do Brasil, a Bierland começa na terça-feira, 10, a produzir um rótulo que já nasce com medalha. A equipe inicia a brassagem da American Barley Wine de autoria de Vinicius Carpentieri, de Florianópolis (SC), o vencedor do 4º Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland, que acompanhará o processo na fábrica, em Blumenau (SC). A expectativa é de que a cerveja, intitulada Prosa, seja lançada no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, em março.
Realizado desde 2012, o Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre as cervejarias artesanais e os cervejeiros caseiros por meio da troca de informações, além de valorizar a produção artesanal e contribuir para o empreendedorismo cervejeiro.
Baltic Porter será o estilo da 5ª edição
Para a 5ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro, em 2016, o estilo de cerveja escolhido é o Baltic Porter. Conforme explica o sommelier de cervejas da Bierland, Yuri Holbrich, o estilo apresenta um rico aroma maltado, que remete a caramelo, toffee, nozes, chocolate, café e melado. Também apresenta notas frutadas que remetem a ameixa seca, uva passa, cereja e, ocasionalmente, vinho do porto. No sabor, ressalta-se o torrado macio, suportado pelo dulçor do malte e pelo perfil de frutas secas e escuras. Encorpada e macia, a Baltic Porter é marcada por várias camadas de sabor, o que a torna um estilo excepcionalmente complexo.
“Tradicional nos países com costa no Mar Báltico, esta cerveja é derivada das Porters inglesas, mas conserva grande influência das Russian Imperial Stouts”, explica o sommelier.