Tupiniquim começa distribuição internacional pela Dinamarca
Monjolo Imperial Porter e Evil Twin Brazil Metro Man são as primeiras a irem para a Europa
Uma das cervejarias revelação de 2014, a Tupiniquim, de Porto Alegre (RS), anunciou na primeira semana de 2015 um importante passo: a exportação. Em comunicado nas redes sociais, a cervejaria celebrou: "É com grande orgulho que anunciamos que estamos enviando para a Europa um lote da nossa querida Monjolo Imperial Porter e um lote da Evil Twin Brazil Metro Man. Essa é a nossa primeira exportação, e claro que já estamos planejando outras para o 2015. O carregamento deve chegar às terras europeias ainda no mês de fevereiro para aquecer o finalzinho do inverno por lá".
Neste primeiro lote, em torno de 5000 litros de cada cerveja vão desembarcar em terras europeias. Destas, 60% vão em garrafas e 40% em barris. A distribuição no exterior será realizada pela Drikkeriget, a partir da Dinamarca principalmente para os países escandinavos e da Europa ocidental.
Fernando Jaeger, um dos sócios da cervejaria, destaca:
"Estamos com uma base bem sólida no Brasil. Acho que é um passo natural pois temos um relacionamento muito bom com várias cervejaria e cervejeiros da Europa e Estados Unidos"
Com o novo movimento comercial, a Tupiniquim faz o caminho inverso à atividade que a originou. A importadora Beer Legends, aberta em 2007, foi estratégica para o nascimento da Tupiniquim seis anos depois. Com a importadora, de sócios que depois formariam a cervejaria, vieram conexões com produtores internacionais, particularmente os "ciganos" em busca de boas cervejarias pelo mundo afora para fazer as suas cervejas, e também com o comércio local.
Para saber mais sobre a Tupiniquim, leia matéria da edição 7 da Beer Art, reproduzida neste link.