Latas de cerveja completam 80 anos de existência
As primeiras latas comercializadas nos Estados Unidos datam de janeiro de 1935
Comum nas prateleiras dos supermercados, as latas de alumínio para cerveja completam 80 anos em 2015. Nos Estados Unidos, a cerveja em lata começou a ser produzida no dia 24 de janeiro de 1935. De fácil transporte, descartável, e sem exigir vasilhame, a nova embalagem logo se impôs entre os americanos. Nos últimos anos, tornou-se comum também entre as cervejas artesanais.
A Gottfried Krueger Company foi precursora nas vendas de cerveja em lata nos EUA. A primeira leva contou com 2 mil latas da “Finest Beer” e “Cream Ale” entregues a Richmond, Virginia.
Hoje, as latas são responsáveis por 54% das embalagens de cerveja nos EUA. De acordo com o Beer Institute, as empresas norte-americanas que fabricam latas que empregam mais de 20.000 pessoas.
"Este aniversário mostra a longevidade e a força que a lata de alumínio traz para a indústria da cerveja, proporcionando uma excelente experiência de consumo para o consumidor", disse Robert Budway, presidente do Can Manufacturers Institute, em matéria divulgada na página oficial da instituição. "As características duradouras da lata de cerveja protege o sabor do produto e faz com que seja portátil, inquebráveis, e, é ainda infinitamente reciclável."
No Brasil acredita-se que as latas começaram a ser fabricadas em 1968, confeccionadas em folhas de flanders (latão ou ferro).
Vídeo
Para marcar os 80 anos das latas, a página Bloomberg Bussiness divulgou um que mostra com as latas de cerveja evoluíram ao longo dos últimos anos. Confira: