Cervejarias

Cerveja Cigana

Site: www.facebook.com/ciganacervejaartesanal

Município: Jaboticabal (SP)

Endereço: Av Duque de Caxias, 31

Email: comercial@cervejacigana.com

Telefone: (16) 3203-6251


A história da Cerveja Cigana começou em 1998, com o Flavio Figueira, abrindo uma distribuidora de bebidas chamada Flavio, Festas, na cidade de Jaboticabal (SP). Após 10 anos, vieram a segunda, a terceira, a quarta e quinta distribuidoras de chope, nas cidades de Ibitinga, Ribeirão Preto, Barretos e Bebedouro.

A primeira experiência com cerveja artesanal veio em meados de 2010, com "a descoberta de que a cerveja tem cor, aroma, e sabores diferentes". Em 2014 foi quando decidiu abrir mão das lojas, para pode investir na Cerveja Cigana. Em abril de 2015 deu a entrada nos papéis para a implantação da cervejaria. Iniciou as atividades com uma cozinha de 2 mil litros, e com 5 tanques fermentadores com capacidade de 2 mil litros cada.

É inspirada na cultura Cigana com "seus mistérios, lendas e tradições" para criar nossas cervejas artesanais, elaboradas "com cuidado, seguindo a tradição de cada estilo, porém, com um toque a mais". A linha começou com cinco estilos de cerveja, "cada uma com sua lenda, revelada pela Cigana" (a seguir, a descrição feita pela cervejaria):

1- Weiss, A Chave da Cigana, uma cerveja com sabor de liberdade.

Diz a lenda que, a chave representa a mudança, permitindo encontrar outros caminhos, por meio da abertura e libertação dos sentidos. A Weiss Cigana, é uma Cerveja com a coloração amarelada, turva, características do estilo, de amargor baixo, tem destaque para os sabores de cravo e banana, que foram desenvolvidos durante o processo de fermentação.

2- American Blonde Ale, O Trevo da Cigana, uma cerveja com aroma de sorte.

Diz a lenda que, ao encontrar um trevo de quatro folhas, você terá sorte e sucesso na vida. Acredita- se que cada folha tem um significado: Esperança, Fé, Amor e Sorte. A American Blonde Ale Cigana é uma Cerveja com a coloração amarelada, com aroma adocicado do malte, e suaves notas herbal e floral dos lúpulos.

3- American Stout, O Pentagrama da Cigana, uma cerveja com sabor de equilíbrio

Diz a lenda que, o Pentagrama representa os 5 elementos: Espirito, Fogo, Ar, Agua e Terra, que em harmonia trazem o equilíbrio da vida. A American Stout Cigana, é uma Cerveja com a coloração escura que vem dos maltes torrados, com notas de biscoito e chocolate amargo, e um sutil aroma cítrico dos lúpulos por traz das notas de torra...

4- American Pale Ale, A Coruja da Cigana, uma cerveja com aroma e sabor de sabedoria.

Diz a lenda que, a Coruja é a ave soberana da noite, pois ela tem o poder de ver além, assim protegendo os caminhos, é o símbolo da sabedoria e mistério. A APA Cigana, é uma Cerveja com a cor alaranjada, corpo médio baixo, o amargor do lúpulo é equilibrado com o dulçor do malte, e com aroma dos lúpulos desenvolvido durante o processo de dryhop, trazendo notas florais e de frutas amarelas.

5- American IPA, O Punhal da Cigana, uma cerveja com aroma de poder.

Diz a lenda que, o Punhal representa a força e o poder, trazendo a vitória e a superação na vida, é o símbolo da vontade de viver. A American IPA Cigana, é uma Cerveja com amargor marcante e um sabor resinoso, ela é levemente seca e de corpo médio, com intenso aroma cítrico e resinoso dos lúpulos que vem do processo de dryhop.