Cerveja, Destaque

Nasce a Cerveja Rio Carioca

Nova marca remete à mais antiga fonte de água potável do Rio de Janeiro, onde nasceu a cidade, hoje Praia do Flamengo (Fotos: Divulgação)

Nova marca remete à mais antiga fonte de água potável do Rio de Janeiro, onde nasceu a cidade, hoje Praia do Flamengo (Fotos: Divulgação)

Lançamento da marca, com Pilsen e Trigo, é no Downtown Oktoberfest

Em seu berço, o Rio de Janeiro matava a sede na foz do Rio Carioca, a mais antiga fonte de água potável da cidade, onde hoje é a Praia do Flamengo. Em 2015, a Cerveja Rio Carioca pretende assumir a missão de matar a sede dos moradores, em especial os apreciadores de artesanais. O lançamento da marca, com a "Pilsen Responsa" e a "Trigo Especial", ocorre no Downtown Oktoberfest 2015, que promete reunir 30 cervejarias na Barra de 29 de outubro a 1º de novembro.

A nova personagem da cena cervejeira carioca − retratada na revista Beer Art 17, em texto de Amanda Henriques − é obra dos amigos de infância Luiz Eduardo Vieira, Leandro Barfly e Leo Bittencourt. Eles contam que, depois de alguns anos estudando o universo cervejeiro e praticando o homebrewing, Luiz resolveu empreender no ramo e convidou os amigos para transformarem o hobby em negócio.

O trio recupera a mística do Rio Carioca:

"Além de batizar os nativos da região, os índios Tamoyo cultuavam a sua magia, pois suas águas, segundo as crenças, davam beleza às mulheres e virilidade aos homens."

Com a urbanização, hoje o rio tem uma presença mais discreta. A maior parte de seu curso é subterrâneo. Em apenas três trechos, suas águas correm a céu aberto: na nascente, na Floresta da Tijuca, junto ao Largo do Boticário, no Cosme Velho, e na sua foz, a Praia do Flamengo, junto à estação de tratamento de efluentes.

Conforme os fundadores da Cerveja Rio Carioca, "além de oferecer cervejas de qualidade, a empresa participará ativamente de projetos de recuperação ambiental, social e cultural, com a missão de resgatar o orgulho de ser carioca, de viver neste caldeirão maravilhoso cercado de beleza natural incomparável e gente espirituosa e bonita".

Após a Downtown Oktoberfest, as cervejas poderão ser encontradas em lojas especializadas e bares do Rio de Janeiro com embalagens especiais e uma programação visual que remete não ao Rio do turista, do sol, das praias, mas o Rio que deu origem ao espírito carioca, o Rio colonial que nasceu no rio Carioca.

Serviço

  • O que: Downtown Oktoberfest, com degustações, palestras temáticas, concurso de Chopp a metro, bandas típicas da cultura alemã e expositores de culinária germânica como chucrute, eisbein, boulette, strudel, salsichão com repolho, croquete e pretzel
  • Quando: de 29 de outubro a 1º de novembro (de 5ª a sábado das 13h às 22h e domingo das 12h às 19h)
  • Onde: Avenida das Américas, 500, Barra - Rio de Janeiro
  • Quanto: entrada gratuita