Bierland anuncia vencedores do concurso 2014

A edição deste ano que vai premiar a melhor cerveja do estilo Strong Scotch Ale

Oito finalistas foram selecionados e aguardam o anuncio dos premiados (Foto: Divulgação)

Durante a festa que comemora os 11 anos de existência da cervejaria Bierland serão anunciados os vencedores do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland 2014. A comemoração ocorre neste neste sábado, 30 de agosto, a partir das 17h, no bar da Fábrica. O anúncio dos vencedores será por volta das 20h. Nesta edição, o concurso escolheu a melhor cerveja do estilo Strong Scotch Ale (Wee Heavy) do Brasil.

O sommelier de cervejas da Bierland e organizador do concurso, Rubens Deeke, destaca o nível técnico do concurso. “Os juízes tiveram um grande desafio em escolher as finalistas entre as 67 amostras avaliadas e elogiaram a qualidade das cervejas enviadas pelos cervejeiros inscritos”, considerou.

O julgamento das amostras ocorreu no sábado, 23 de agosto, quando foram selecionados os finalistas: Carlos Henrique P. de Menezes e Silva de Vila Velha (ES), Eduardo Bannach de Ponta Grossa (PR), Fábio Borba de Belo Horizonte (MG), Felipe Correa Guandalini de Curitiba (PR), João Belentani de Dobrada (SP), Kelvin Azevedo de Figueiredo de Belo Horizonte (MG), Luiz Henrique Hypolito Pisa de São Paulo (SP) e Raphael Calage Tonera de Florianópolis (SC).

Invicta lança Bavarian IPA com ingrediente afrodisíaco

A receita comemorativa leva flor nativa do continente americano e lúpulos alemães

Rótulo e comunicação da Invicta Damiana são de Bruno Couto e Yumi Shimada, designers do EuBeboSim.com (Foto: Divulgação)

Para celebrar o seu terceiro aniversário, a cervejaria de Ribeirão Preto (SP) Invicta lança um novo rótulo com um ingrediente inusitado: a flor Turnera Diffusa. Damiana, como é mais conhecida, é nativa da América Central, México, América do Sul e Caribe e ficou famosa por suas propriedades afrodisíacas. Esse, no entanto, não foi o único motivo para a sua utilização na receita. As características sensoriais também foram importantes para a concepção da bebida.

“Encontramos na flor algumas notas de aroma muito interessantes que lembram algumas ervas e chás como camomila, por exemplo,” explica Rodrigo Silveira, mestre cervejeiro da Invicta.

A Invicta Damiana é uma Bavarian IPA, desenvolvida apenas com lúpulos alemães. Um outro diferencial da bebida já que, normalmente o estilo India Pale Ale é produzido com lúpulos ingleses, americanos ou derivados. O estilo e os lúpulos utilizados foram sugeridos pela sommelier Amanda Reitenbach, convidada da cervejaria para o projeto.

As vendas da Invicta Damiana iniciam em setembro, em bares e lojas cervejeiras do país.

Cerveja envelhecida em barril de vinho pela Bodebrown

A Double Perigosa maturou por nove meses em barricas utilizadas para Cabernet Sauvignon

A Double Perigosa Wood Aged 2014 pode ser adquirida na pré-venda da cervejaria (Foto: Divulgação)

Premiada com a medalha de platina no Mondial de La Bière Montréal 2014, a Double Perigosa, da cervejaria curitibana Bodebrown, ganha uma versão envelhecida em barricas de carvalho francês, anteriormente utilizadas para envelhecer vinho da uva Cabernet Sauvignon. Em junho, enquanto a versão tradicional recebia o maior prêmio do Mondial, a Double Perigosa Wood Aged 2014 já estava envelhecendo nos barris. (Confira aqui a matéria que foi destaque na Beer Art. )

Agora, a cerveja maturada por 9 meses está disponível para pré-venda. Samuel Calvalcanti, da Bodebrown, explica as principais características encontradas na bebida envelhecida:

“Percebemos um grande melhora na avaliação sensorial da bebida. Ela importa notas remanescentes do vinho e da madeira. É uma união surpreendente entre a cerveja premiada, com a madeira e o vinho”.

A nova Double Perigosa é uma Wood Aged - Strong Ale com alto teor alcoólico (15,1%). De acordo com Samuel, é a cerveja mais alcoólica registrada no Brasil. A edição é limitada devido ao longo período de fermentação (a receita leva 4 meses para ficar pronta), além da maturação por 9 meses. A pré-venda da cerveja está disponível no link http://bodebrown.com.br/loja/wood-aged-series.html

Edições safradas

Cada edição será safrada e produzida uma vez por ano apenas. “Esta safra 2014 sugerimos que seja degustada a partir de 2019 pelo menos”, conta Samuel. “Ou então a pessoa pode comprar um kit com três, experimentar uma agora, outra daqui a cinco anos e a terceira em 2024”. Desse modo, aposta o cervejeiro, com o tempo as cervejas vão ganhar valorização, como ocorre com os vinhos que têm potencial de guarda. “Passa a surgir um mercado de colecionadores. Isto é muito bom pois revela o potencial das artesanais”, completa. “Nos inspiramos nas cervejas britânicas Thomas Hardy´s, que são motivo de culto e têm edições muito antigas disputadas em leilões, guardando seu sabor depois de décadas. Semana passada, tomei uma 1972 que estava incrível. Como o tempo teremos este prazer com uma cerveja brasileira!”.

Samuel adianta que outras cinco premiadas cervejas da Bodebrown vão parar nos barris para envelhecimento. “O projeto é ter uma série completa de cervejas para guarda”, conclui. Como a procura já começou assim que a notícia do envelhecimento começou a correr no mundo cervejeiro, a Bodebrown criou um sistema de pré-venda pela internet. “Assim o verdadeiro fã já pode garantir o direito de comprar a novidade, por meio do nosso site”.

 

Uma cerveja sem lúpulo e fabricada há 4 mil anos

Fraøch Heather Ale é a estrela de degustação de cervejas britânicas importadas pela Criale

A Fraøch, Ale única feita com infusão de flores ericales, faz parte de leva de britânicas que estão chegando ao mercado brasileiro (Foto: Altair Nobre)

Altair Nobre

Pode parecer história de mesa de bar depois do 10º chope, mas não é. A Beer Art participou de uma degustação em que a estrela foi uma cerveja escocesa sem lúpulo e criada há 4 mil anos. Trata-se da Fraøch Heather Ale, trazida pela importadora Criale, de Porto Alegre, e apresentada na MaltStore da Padre Chagas na noite de segunda-feira, 18 de agosto.

O próprio nome remete à Antiguidade. Fraøch, em gaélico, quer dizer em inglês Heather, que em português se refere às flores ericales, ordem de plantas nas quais estão a magnólia e a azaleia. Toda essa explicação para reforçar a ausência de lúpulo. E fica boa a cerveja? Não tem aquele amargor característico, mas é boa sim.

Segundo seus fabricantes, essa cerveja surgiu na Escócia em 2000 antes de Cristo. "Temos orgulho em ser a única cervejaria ainda a produzir este estilo único de cerveja e distribuí-lo em todo o mundo", divulga a Williams Bros Brewing Co.

Confira abaixo a ficha da Fraøch e as das outras seis cervejas degustadas.


Fraøch

Estilo: Scotish Herbal Ale

Cervejaria: Williams Bros. Brewing Co.

País: Escócia

Álcool: 5%

É uma cerveja de cor âmbar claro, com aroma floral turfoso, bem maltada e com acabamento picante de ervas.


Bishops Farewell

Estilo: ESB

Cervejaria: Oakham Ales

País: Inglaterra

Álcool: 5%

De sabor predominantemente lupulado e frutado, com fundo granulado distinto e acabamento seco.


Piston Broke

Estilo: Bitter

Cervejaria: Box Steam Brewery

País: Inglaterra

Álcool: 4,5%

Encorpada, com tom dourado profundo, de paladar lupulado e refrescante, a exemplo das tradicionais Ales inglesas.


Madness IPA

Estilo: Double Imperial IPA

Cervejaria: The Wild Beer Co.

País: Inglaterra

Álcool: 6,8%

Intensa presença de lúpulos maduros e lúpulos secos, que maximizam sabores e aromas de frutas tropicais e cítricas.


Belgian Conspiracy

Estilo: Strong Pale Ale

Cervejaria: Bristol Beer Factory

País: Inglaterra

Álcool: 8,5%

Com casamento de técnicas de fabrição americanas e belgas, utiliza cepa especial de fermento belga. Tem secura distinta, com acabamento picante e lupulado.


Cauld Reekie

Estilo: Stout

Cervejaria: Stewart Brewing

País: Escócia

Álcool: 6,2%

De preto opaco, sabor encorpado, aveludado, com sabor de malte torrado.


Scary Hairy

Estilo: Golden Strong Ale

Cervejaria: Leather Britches Brewery

País: Inglaterra

Álcool: 5,9%

Amarelo dourado claro. Aroma de cevada, com um bom toque de amargor, com equilíbrio.

 

 

 

 

Como ficou o ranking das cervejas premiadas

A atualização do Top Beer Art com as 23 medalhas do International Beer Challenge

As cervejas que conquistaram ouro no International Beer Challenge 2014

Em uma lista encabeçada pela Amazon Forest Pilsen, pela Bierland Belgian Blond Ale e pela Eisenbahn Dunkel, que conquistaram medalha de ouro, as cervejas brasileiras se destacaram no International Beer Challenge 2014. A lista é completada por 10 pratas e 10 bronzes. Os rótulos são das seguintes cervejarias: Eisenbahn (6, das quais 1 ouro), Bierland (5, 1 delas ouro), Baden Baden (7), Amazon Beer (2, 1 delas ouro) e Dama Bier (3). Essas medalhas mudam o quadro do Top Beer Art, o ranking das cervejas brasileiras premiadas. Confira abaixo as recém-anunciadas medalhas no IBC (para ver o ranking geral, clique aqui).

Confira a lista completa das brasileiras premiadas:

OURO

Amazon Forest Pilsen

Bierland Belgian Blond Ale

Eisenbahn Dunkel

 

PRATA

  • Baden Baden Red, Baden Baden Celebration Inverno, Baden Baden Golden, Baden Baden Stout, Baden Baden Witbier, Bierland Vienna, Dama 2014, Dama Fellas, Dama Stout e Eisenbahn Weizenbock

BRONZE

  • Amazon Forest Bacuri, Baden Baden Bock, Baden Baden Chocolate, Bierland American Red Ale, Bierland Imperial Stout, Bierland Oceânica, Eisenbahn 5 Anos, Eisenbahn Kölsch, Eisenbahn Strong Golden Ale e Eisenbahn Weizenbier