Vacina contra Covid e bebida alcoólica: qual o risco
SBIm explica se existe alguma restrição à ingestão de bebida alcoólica antes ou após receber a dose
Com o avanço da vacinação, o número de casos de Covid-19 felizmente tem caído. Porém, para uma parte da população, muitas dúvidas sobre a vacina e seus efeitos persistem. Uma das questões consultadas com frequência no Google é quais efeitos o uso de bebida alcoólica pode ter na ação da vacina.
Conforme a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), diante da pergunta se "existe alguma restrição à ingestão de bebida alcoólica antes ou após tomar a vacina Covid-19?", a resposta é não. A entidade científica sem fins lucrativos, criada em 1998, esclarece que o consumo moderado de bebidas alcoólicas não interfere na resposta gerada por nenhuma vacina e não aumenta o risco de eventos adversos pós-vacinais.
Beber com moderação na pandemia
Porém, a SBIm lembra que a ingestão excessiva ou o uso crônico e abusivo podem enfraquecer o organismo como um todo, incluindo o sistema imunológico, o que facilita infecções. Portanto, o recomendável diante da pandemia é o mesmo para qualquer outra situação em busca de uma vida saudável: beber com moderação.
Para mais informações sobre consumo responsável, confira neste link dicas de uma campanha com números da Organização Mundial de Saúde como referência.