Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Cervejaria Uaimií comemora 10 anos com festa gratuita na Praça JK

Evento no feriado de 7 de Setembro começa às 14h na Praça JK, em Belo Horizonte (MG)

A cervejaria-fazenda onde está localizada a cervejaria fica na Estrada Real entre Itabirito e Ouro Preto (Foto: André Luppi/Divulgação)

A Cervejaria Uaimií prepara uma grande festa para comemorar seus 10 anos em grande estilo, no feriado de 7 de Setembro, sábado. E será uma festança gratuita na Praça JK, em Belo Horizonte (MG). Para quem quiser ir, só precisa retirar o ingresso pelo Sympla.

LEIA MAIS

O mapa da cerveja no Brasil

Onde estudar cerveja a distância

Eventos na agenda cervejeira

Às 14h o DJ Antônio Montana começa o agito, seguido de Baile do Maguá, 16h, Matahari, às 18h, e para fechar a festa, Seu Madruga às 20h. A parte gastronômica contará com Juliano Caldeira, XBK e os melhores Food Trucks de BH. Haverá ainda todos os chopes da Uaimií a disposição.

A história da Uaimií

Fundada em 2014 pelo proprietário e cervejeiro Normando Campos, a Uaimií tem construído sua história como uma marca mineira bem-sucedida. Uaimií significa nascente do Rio das Velhas, em tupi-guarani. A fazenda onde está localizada a cervejaria fica na Estrada Real entre Itabirito e Ouro Preto, e suas cervejas são uma homenagem à bacia do Rio das Velhas.

"Antes de abrir a fábrica, estudei e viajei muito com meus pais para podermos ter certeza do que queríamos e como queríamos. Ter uma fábrica de fazenda, com raízes fortes foi o que nos motivou", diz Normando.

Uaimií significa nascente do Rio das Velhas, em tupi-guarani , e suas cervejas são uma homenagem à bacia desse rio (Foto: André Luppi/Divulgação)

Então, Uaimii lançou no primeiro momento cervejas fazendo uma homenagem a personagens históricos e depois uma homenagem a fauna e flora da bacia do Rio das Velhas, todas com uma história por trás. "Todo rótulo tem uma alusão ao lugar onde estamos inseridos", comenta Normando.

Atualmente, são produzidos e envasados mais de 12 tipos de cervejas e chopes nobres, integralmente preparados com ingredientes nacionais e importados, finos e selecionados: Dortmunder Export, American Pale Ale, Dry Stout, Witbier, Bière de Garde, IPA, Helles Bock e varias outras.

A Saint Hilaire, que é a Biere de Garde (uma cerveja estilo Ale de fazendas do norte da França) e a Chico Rei (Dry Stout) já foram premiadas no Festival Brasileiro da Cerveja.

A fábrica tem também uma questão socioambiental muito forte. A energia é produzida lá mesmo, reaproveitamento da água, reaproveitamento do bagaço para adubo, tudo para minimizar os impactos no meio ambiente. Com capacidade para até 22 mil litros, a cervejaria prevê um aumento da fábrica a partir desse novo ciclo que começa agora.