Schornstein lança cerveja Oktoberfest
Da "cidade mais Alemã do Brasil", Pomerode, a receita é inspirada em estilo tradicional da festa
A cervejaria Schornstein já começou as vendas da Schornstein Oktoberfest Edição 2021. A receita é inspirada em um dos estilos mais tradicionais da festa Alemã. Uma puro malte com os sabores e aromas do malte enaltecidos, remetendo a notas de pão e de sua casca, leve tostado, amargor pronunciado, final seco e com teor alcoólico de 5,3%.
Com amargor de 22 IBUs e temperatura de consumo entre 2 a 4°C, a Schornstein Oktoberfest harmoniza com hambúrguer, churrasco e petiscos. A cerveja está disponível em garrafas de 355ml e 500ml e pode ser adquirida em pontos físicos espalhados pelo Brasil e no e-commerce da CBCA (Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal). No site, a cerveja é vendida em unidade de garrafa de 500ml ou em um kit com três garrafas de 355ml e um caneco de vidro exclusivo da Schornstein Oktoberfest Edição 2021.
O sócio-fundador da marca Maurício Zipf conta:
“Buscamos trazer na receita as origens da cultura germânica em homenagem ao maior festival alemão de cervejas do mundo. Esse momento merece ser comemorado com um brinde especial e a Schornstein Oktoberfest cumpre esse objetivo.”
A história da Schornstein com a Oktoberfest vai além da cerveja, a marca foi fundada em Pomerode – considerada a cidade mais Alemã do Brasil - localizada no Vale Europeu, principal região a receber os primeiros imigrantes alemães no Brasil no início do século XX. Por sua origem, a marca carrega em sua trajetória de 15 anos de existência a valorização da cultura germânica. Esse fato se reflete principalmente no próprio nome da marca: Schornstein, que significa “chaminé” em alemão.
Outro fator relevante é que a fábrica está localizada no Mercado Weege, prédio histórico e altamente representativo para a cidade de Pomerode. A construção do local possui uma chaminé de 30m de altura feita de tijolos maciços artesanais, que simboliza o nome da Schornstein. No local também está instalado o Schornstein Kneipe, bar oficial da marca.
Curiosidades sobre a Oktoberfest
A Oktoberfest na Alemanha deu início por meio da celebração do aniversário de casamento do Príncipe Luís da Baviera e sua esposa Princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. E na época tinha mais a ver com uma feira, com parque de diversões e corridas de cavalo, do que com a festa cervejeira que conhecemos hoje. Já o estilo Oktoberfestbier, que inspira a produção sazonal da Schorsntein, pode ser assim denominado apenas pelas cervejarias autorizadas do evento, é servida em 13 tendas enormes e produzida por apenas seis cervejarias de Munique. Essas bebidas são exclusivas do festival da cerveja na Alemanha.