Rota Cervejeira RJ prepara cerveja para o Mondial de la Bière

Grupo de cervejeiros da serra fluminense leva ao festival colaborativa leve e refrescante

Brassagem reúne cervejeiros da serra fluminense (Foto: Gabriel Zambon/Divulgação)

Para o Mondial de La Bière Rio 2017, o desafio dos mestres-cervejeiros das 20 cervejarias integrantes da Rota Cervejeira RJ é criar uma cerveja leve e refrescante, apropriada para os dias de calor do Rio de Janeiro. Eles começaram a produção da colaborativa no início de setembro. O estilo e os ingredientes - estes doados às cervejarias da Serra para esta produção especial pela Agrária Malte, maior fornecedora de insumos para a fabricação de cervejas no país, são mantidos em segredo até o início de outubro (o festival se realiza de 11 a 15 de outubro, no Píer Mauá). (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Ana Cláudia Pampillòn, coordenadora da Rota Cervejeira RJ, comenta:

"A fórmula utilizada para a fabricação desta colaborativa está sendo guardada a sete chaves. Vamos divulgá-la apenas na semana do Mondial, e tenho certeza que os visitantes do festival vão novamente se surpreender com esta nossa nova cerveja, que consegue o feito de unir os grandes mestres cervejeiros das 20 cervejarias."

Em 2016, a Cerveja das Montanhas surpreendeu os visitantes do festival. Foi uma rara experiência em que uma associação cervejeira lançou um produto criado de forma colaborativa para um evento deste porte, unindo tantas cervejarias e cidades em torno de uma única estratégia.

Segundo Rolf d´Ottenfels, presidente da Aceerj-Tur (Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro), a ideia de produzir uma cerveja colaborativa em 2016 teve como objetivo apresentar aos amantes de cervejas artesanais a diversidade e a cultura cervejeira das montanhas do Rio de Janeiro.

Criada em 2014 com o objetivo de fomentar o setor de cervejas artesanais e especiais na Região Serrana do Rio, ela une grandes e pequenos produtores da região: Cervejarias Buda Beer, Bohemia, Cidade Imperial, Grupo Petrópolis, Ranz, Cazzera, Cervejaria Real, Brew Point, Therezópolis (Vila St Gallen), Duzé, da Corte, Imperatriz, Dr. Duranz, Vila de Secretário, Condessa, Born 2 Brew , Guapa, Odin, Cervejaria de Raiz e Barão Bier.

A Rota oferece pacotes com roteiros que incluem atrações que vão de “beer experiences” nas grandes cervejarias, visitas às microcervejarias e atrativos turísticos destas cidades, até as e degustações harmonizadas em restaurantes que oferecem boa comida e contato com a natureza.