Beer Bourguignon
Confira a dica que o chef Junior Neves compartilha com os leitores da Beer Art
Colunista da revista Clube do Malte, do guia Curitiba Honesta, do portal Trilhas e Sabores e do jornal Bonapetit, o chef Junior Neves, também compartilha com os leitores da Beer Art dicas de pratos e harmonizações. De sua base, em Curitiba (PR), ele desenvolveu uma linha de trabalho com cervejarias de todo o Brasil, com o preparo de receitas com cerveja artesanal e harmonização com a própria receita usada no preparo do prato. Desta vez a sugestão é a Beer Bourguignon.
Beer Bourguignon
Receita preparada de uma forma atípica, de um clássico da culinária francesa, bouef bourguignon, com carne bovina, bacon, vinho tinto, cogumelo e legumes ensopados. Tive a ideia de substituir alguns ingredientes, o vinho tinto pela Red Ale da cervejaria Hump, que entra também na harmonização desse prato, substituí cogumelo por pinhão e como carne bovina, geralmente usada alcatra, usei a língua bovina, mantendo os legumes e bacon.
Ingredientes
- 1 kg língua bovina
- 2 Red Ale Hump
- ½ kg batata bolinha
- 4 cebolas pérola
- 2 colheres de sopa molho de tomate
- 2 cenouras
- ½ kg pinhão cozidos e descascados
- 200 gramas de bacon
- 1 maço de salsinha
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Pré cozinhe a língua bovina na pressão com uma pitada de sal por 30 minutos, após, limpe e corte em cubos médios, numa panela media refogue o bacon picado, a cebola cortada ao meio, língua bovina, cenoura e batata descascadas, refogue bem até caramelizar o fundo da panela, adicione um copo da cerveja e o molho de tomate, deixe ferver e logo em seguida adicione as folhas de louro e o pinhão já cozido e sem casca, uma pitada de sal e pimenta do reino, deixe ferver em fogo baixo por alguns minutos até reduzir e dar o ponto de molho, montagem com os cubos de língua no centro e a cebola, cenoura e pinhão ao redor, decore com salsinha e sirva com a cerveja Red Ale.
Montagem do Prato
Grelhe o Camarão rosa limpo mas com a casca e babeça, temperado e com sal e pimenta do reino, refogue algumas laminas de pimentões para a decoração, esse prato é servido na frigideira ou tacho, essa montagem deve ser na própria frigideira que foi preparada a receita.
DICA DO CHEF
A língua bovina pode ser substituída por alcatra, mignon ou coxão mole, o pinhão pode ser substituído por cogumelo paris ou champignon.
Rendimento: 3 a 4 porções
Dificuldade: média
Tempo de preparo: 1 hora