Variant se transforma em Porsche cervejeiro
Como nasceu o Classical Beer Car, réplica do modelo 356 Speedster com torneiras de chope
ALTAIR NOBRE
Não é novidade a paixão dos brasileiros por cerveja. Também já não são mais surpresa veículos que alimentam esse amor, os beer trucks, cada vez mais disseminados pelo país. No caso de uma família de Paulínia, cidade paulista da região de Campinas, a devoção à bebida foi combinada com o culto aos carros clássicos. Assim nasceu o Classical Beer Car, uma réplica do Porsche 356 Speedster equipada com três torneiras para servir chope artesanal. A façanha uniu um casal de engenheiros mecânicos, Paulo Roberto Tardin Júnior e Gabriela Nassif Junqueira Tardin, e o pai dela, Amilton Junqueira, um apaixonado por carros que já teve oficina mecânica. Curioso também é como foi montado o carro, a partir de um chassi de Variant comprado por R$ 300, como conta Gabriela:
"Em maio de 2006 a paixão (ou a loucura) tomou conta de uma casa no interior de São Paulo", lembra. "Vamos construir um carro? Aí, tudo começou... Por R$ 300 compramos um chassi de Variant com seus documentos, e o sonho de ter um Porsche começava a sair do papel. Foram três anos para terminar a construção e, depois, o que antes havia sido uma Variant, tornou-se um lindo Porsche 356 Speedster."
Ela conta que nos anos seguintes a réplica teve muitas missões. Levou a dona para o casamento e passeios com a família aos finais de semana. No final de 2015, Gabriela e Paulo começaram a fazer cerveja em casa. Um ano depois, decidiram empreender no ramo cervejeiro. Em maio de 2017, inauguraram "a primeira fábrica de cerveja artesanal toda montada em contêiner", a Bier inBox, tocada por Paulo e dois sócios, André Araújo e Thiago Achek. No mês seguinte, a réplica do Porsche 356 Speedster ganhou três torneiras de chope e a função de levar a cerveja da Bier inBox e chopes convidados a eventos. Passou a se chamar Classical Beer Car, aos cuidados de Gabriela e da irmã Cristina Nassif Junqueira, a motorista titular - na ida aos eventos Gabriela costuma seguir em carro de apoio. A estrela principal é o Classical Beer Car, ela conta:
"Vira atração nos eventos. As pessoas não acreditam que é um 'Porsche' vendendo cerveja. Param para tirar fotos, perguntam sobre o carro. Sempre causa alvoroço."