Iniciado o 2º mapa da ciência e pesquisa cervejeira no Brasil
Objetivo é conhecer e reunir pesquisadores, laboratórios e interessados em pesquisas
Atualizada, 28/3/2023, 15:05
O Science of Beer está organizando um projeto de mapeamento da cena da ciência cervejeira no Brasil. A pesquisa tem como objetivo conhecer e reunir pesquisadores, laboratórios e interessados em iniciar pesquisas no setor.
Leia mais
USP desenvolve cerveja probiótica
Centro de Pesquisas Avançadas no IPT
O mapeamento ocorre de modo contínuo - não há um prazo para que os interessados preencham o formulário. A ideia é criar um canal para que pesquisadores possam discutir os caminhos para evoluir a ciência cervejeira no país, além de divulgar as pesquisas e projetos realizadas e aproximar o público geral da ciência.
A pesquisadora Amanda Reitenbach destaca a importância do projeto no sentido de valorizar a ciência e tecnologia como fatores essenciais para o desenvolvimento do mercado cervejeiro:
"Queremos mostrar como a ciência está no copo, no líquido e em cada matéria-prima da cerveja. Conhecer melhor cada ingrediente, etapa do processo, cadeia produtiva e tecnologias é essencial para termos cervejas melhores e processos mais eficientes."
Amanda reforça ainda que o mapeamento será importante para abrir espaço e discutir novos caminhos para financiamentos de pesquisas sobre cerveja no Brasil.
O primeiro relatório uniu 43 pesquisadores de todo o Brasil, com diversas titulações e vasta criatividade que uniu ciência e cerveja.
Conforme o Science of Beer, "para democratizar ainda mais o acesso à informação, todos os resultados e os insights, bem como infográficos sobre a pesquisa podem ser vistos, no e-book disponibilizado de forma gratuita através deste link".
Como participar do mapa da ciência e pesquisa cervejeira no Brasil
Pesquisadores, cientistas e acadêmicos que estão desenvolvendo algum projeto científico na área da cerveja podem acessar o formulário de pesquisa e preencher seus dados.
O Science of Beer conta ainda com um grupo de WhatsApp destinado para trocas científicas entre pesquisadores iniciantes e pesquisadores seniores. Ao preencher o formulário ao preencher o formulário, o pesquisador também pode indicar se deseja participar do grupo.