Para Oktoberfest em casa, Maniacs lança versão em lata
Marca investe na embalagem para ampliar presença nos canais off trade
A Maniacs Brewing Co., de Curitiba (PR), apresenta neste ano a sua cerveja sazonal para celebrar a Oktoberfest em latas de 473ml. A cerveja, que leva o nome da tradicional festa originada no século 19 na região de Munique, sul da Alemanha, foi lançada no portfólio da Maniacs há 4 anos e agora as latas compõem o mix de embalagens.
De caráter maltado e cor de cobre característicos do estilo, a Maniacs Oktoberfest é produzida com maltes Munich que predominam no aroma e sabor. O amargor suave, final encorpado e tostado, conferem muita personalidade à cerveja.
Segundo o gerente de marketing da marca, Marco Aurélio Koch, esse é um produto sazonal que era feito inicialmente apenas em chopp, com venda exclusiva nos bares da marca. Devido à boa receptividade do mercado, foi definido em 2021 receber investimentos nas latas para atender o off-trade e o e-commerce para todo o Brasil.
“Elaboramos cervejas democráticas, fáceis de beber e com personalidade. A Maniacs Oktoberfest tem todos esses atributos e com as latas e os kits com canecas esperamos que todos possam celebrar a maior festa cervejeira do mundo também no conforto das suas casas. A cerveja e os kits estarão disponíveis no final de agosto, para atender o mercado entre os meses de setembro e outubro. A opção de envase em latas segue a tendência mundial de cervejas artesanais nessa embalagem, que preserva melhor o líquido”, define Koch.
Variações históricas das cervejas na Oktoberfest
Um trecho do livro O Guia Oxford da Cerveja, com edição de Garrett Oliver e Iron Mendes, relata que segundo uma lenda popular, existe um estilo distinto de cerveja produzido para a Oktoberfest, mas evidências históricas demonstram que houve diversas mudanças nas cervejas servidas no festival.
Desde seu primeiro evento, em 1810, a Oktoberfest de Munique tornou-se o maior festival de cervejas do mundo. Nos primeiros sessenta anos, ou algo em torno disso, a então popular cerveja bávara Dunkel parece ter dominado o evento. Como é de praxe, as fontes históricas dão destaque à cerveja comum somente quando alguma coisa notavelmente diferente é introduzida. Foi isso que ocorreu em 1872, quando uma das cervejarias participantes viu seu estoque de dunkel esgotar e considerou a possibilidade de servir uma cerveja estilo märzenbier. Talvez não fosse o estilo tradicional da festa, mas tornou-se muito popular nas décadas seguintes ao ponto de ser também renomeado como estilo “oktoberfest”. Desde 1990, todas as cervejas da Oktoberfest de Munique têm cor dourada e aroma de malte levemente adocicado, com corpo médio e um amargor de baixo a moderado.
Ficha Técnica
Maniacs Oktoberfest
Estilo: Oktoberfest
Teor alcoólico: 5,5%
Amargor: Moderado. 20 IBUs
Embalagem: Packs com 6 latas de 473ml