Destilaria de SC soma mais de 20 prêmios internacionais em 10 anos
Vodka e gin produzidos pela catarinense Kalvelage chamamm atenção de mercados em outros países
Conhecido por ser o país da cachaça, o Brasil, impulsionado por destilarias familiares e artesanais, vem ganhando destaque por destilados mais tradicionais como a vodka e o gin. Tanto que, em 2020, de acordo com uma pesquisa da Euromonitor, o gin registrou um crescimento no volume de vendas maior do que o da cerveja, atingindo 13,2% de crescimento, contra 5,3% da cerveja.
Esse aumento no consumo de destilados por parte dos brasileiros fez com que muitas marcas enxergassem o país como um local com bastante potencial de crescimento, como é o caso da Kalvelage. Os irmãos Maurício e Marcos Kalvelage tinham bastante curiosidade em conhecer melhor o setor de bebidas, e, entre 2008 e 2009, decidiram comprar destiladores e fermentadores para produzir bebidas em casa. Ambos gostaram tanto da experiência que decidiram empreender no setor e investiriam em uma destilaria.
“Estávamos tão imersos nesse universo e empolgados com o setor de bebidas que decidimos viajar e conhecer as receitas das maiores destilarias do mundo para conseguir criar uma bebida tão boa quanto as importadas”, explica Mauricio.
As bebidas das produções caseiras eram consumidas pelos amigos e familiares, que atestavam a qualidade. Foi então que eles decidiram antecipar os planos e fundar, em 2012, a Destilaria Kalvelage, no Vale do Itajaí, Santa Catarina.
A marca, que completa 10 anos em 2022, lançou sua primeira vodka em 2013.
“Nosso objetivo foi mostrar que é possível criar vodka e gin nacionais com qualidade e ingredientes selecionados, pois muitas pessoas acabam tendo uma certa resistência com bebidas nacionais por acharem que elas são inferiores em comparação às estrangeiras”, afirma Marcos.
A consolidação da marca no mercado foi tão rápida que eles acabaram chamando a atenção de outros países, e, após um ano do lançamento da primeira vodka, conquistaram medalha de prata no San Francisco World Spirits Competition 2014, um dos mais prestigiados e respeitados concursos de destilados do mundo. Hoje, a Kalvelage já conta com mais de 20 medalhas em concursos internacionais, o que ajudou a destilaria ganhar a confiança e o respeito dos consumidores brasileiros.
“Ver que conquistamos, em 10 anos, mais de 20 medalhas em premiações ao redor do mundo é muito gratificante, pois mostra que a ideia de anteciparmos o nosso plano de ter nossa própria destilaria foi a melhor decisão. E mesmo já tendo percorrido uma década de empenho, esse é só o início da nossa jornada”, ressalta Mauricio.
Hoje a destilaria conta com quatro produtos no portfólio, sendo três vodkas e um gin. As bebidas são produzidas com 100% de cereais brasileiros e zero açúcar, o que reforça a tese de que é possível produzir bebidas com qualidade utilizando ingredientes nacionais.
A marca também passou a investir em uma tendência da Europa que são as bebidas em embalagens bag-in-box, cuja tradução significa, literalmente, saco em caixa. Elas rendem até 100 doses, além de economizarem espaço no estoque, gerarem menos lixo e serem mais econômicas. A Kalvelage ainda possui uma loja conceito em Santa Catarina, onde é possível encontrar os produtos da marca, acessórios para coqueteleira, misturas para drinks e até degustação de bebidas.
A expectativa é ampliar o portfólio de produtos, conseguir expandir a atuação em outras regiões do país e conquistar ainda mais prêmios internacionais.
“Temos muito orgulho do que conquistamos ao longo desses 10 anos, então olhar para trás e rever toda nossa trajetória, nos faz ter ainda mais vontade em continuar inovando e criando bebidas com qualidade. Alerta de spoiler: é claro que não deixaríamos uma data tão simbólica como os 10 anos passar em branco, por isso a Vibe, nossa vodka mais premiada, terá uma roupagem em homenagem a essa data, além de lançamentos de produtos já programados”, finaliza o sócio Marcos.