Cerveja Itaipava adota novos rótulos sustentáveis
Grupo Petrópolis usa papel 100% reciclável na composição dos rótulos das garrafas de 600 ml e litro
A cerveja Itaipava mudou a composição dos rótulos da linha de garrafas de 600 ml e de um litro para um papel 100% reciclável, alteração que integra um movimento cíclico de reaproveitamento do insumo, tornando a produção mais sustentável. Após o uso, os novos rótulos retornarão para as papeleiras, entrando novamente no processo de fabricação de novos insumos a base de papel. Este novo processo é liderado pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens do Grupo Petrópolis, em parceria com o Grupo Savasa Impressores. O investimento inicial do Grupo Petrópolis neste projeto foi de cerca de R$ 400 mil.
O novo processo de reciclagem empregado para os rótulos passa por seleção dos materiais, preparação da polpa de papel e transformação em bobina de papel reciclado. No processo de produção dos rótulos, a empresa recebe a bobina e aplica as tintas e vernizes para realizar a impressão e finaliza o processo com o corte no formato desejado.
O Grupo Petrópolis já adquiriu 200 toneladas de papel para a continuidade do projeto. Além do ganho ambiental com o uso dos novos rótulos, o Grupo Petrópolis estima economizar 8% em relação ao material que é usado atualmente, o que representa uma economia de R$ 1 milhão ao ano na cadeia produtiva. Os próximos passos agora são viabilizar a produção em grande escala e estender o projeto para demais itens do portfólio do Grupo.
Outras ações
A companhia desenvolveu um comitê interno de sustentabilidade e está investindo em diversas ações voltadas ao meio ambiente. O grupo firmou o compromisso com a Agenda 2030, que visa a proteção contra a degradação do meio ambiente, introduzindo mudanças por meio do consumo e da produção sustentáveis, além da gestão sustentável dos recursos naturais. A partir do compromisso, foi criado um Comitê Interno de Sustentabilidade, que une representantes de todas as áreas da empresa. Com reuniões mensais, o Comitê gera, avalia e discute as metas mensais e anuais da empresa com foco na gestão sustentável, além de apresentar conceitos de inovações.
Em 2020 a cervejaria criou em São Paulo o projeto 'Recicla Vidro'. Em três meses a iniciativa já recolheu cerca de 22 toneladas de vidro nos pontos de venda parceiros. O Grupo Petrópolis mantém também um programa de reflorestamento nas cidades onde está presente e constrói suas unidades fabris prezando a redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e subprodutos. A última fábrica, inaugurada em 2020, em Uberaba/MG, é focada na Economia Circular e apresenta índices de 99,9% de reaproveitamento.