Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Heineken planta em áreas urbana espécies da Mata Atlântica

Plantio de cerca de 700 mudas ocorreu em Carapicuíba, na Grande São Paulo, e na capital gaúcha

A primeira ação de plantio ocorreu na cidade de Carapicuíba/SP (Foto: Luciana Prézia/Divulgação)

Com intuito de deixar um legado positivo para as regiões metropolitanas de São Paulo e Porto Alegre, a Heineken organizou o plantio de vegetação da Mata Atlântica nativa utilizada no paisagismo e cenografia do projeto "Heineken Green Your City", idealizado pela agência Atenas e realizado no período de janeiro a março de 2020 nas capitais paulista e gaúcha.

LEIA MAIS

O mapa da cerveja no Brasil

Onde estudar cerveja a distância

Eventos na agenda cervejeira

Encabeçado por Ricardo Cardim, botânico e consultor em biodiversidade nativa e arqueologia botânica para restauração da paisagem natural das cidades, a primeira ação de plantio ocorreu na cidade de Carapicuíba (SP) e contou com a presença do Projeto Ressavanar, coletivo local de preservação da Mata Atlântica, no qual revitalizou uma área carente de vegetação nativa e de aproximadamente 852 m².

Já a segunda ação de reflorestamento aconteceu na capital gaúcha e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O local escolhido foi a Praça Symcha Melon, espaço de 700 m², e que anteriormente estava desprovido de verde e sem cuidados ambientais.

A escassez de vegetação nativa, a falta verde e excesso de cinza dos locais escolhidos, foram fatores decisivos para a decisão da Heineken em realizar essa ação. Com isso, a iniciativa ambiental promovida pela marca ajudou a resgatar a natureza original dos locais e fez o cultivo de aproximadamente 700 mudas de quase 30 diferentes espécies nativas, entre elas, mudas e árvores de araçá, aroeira-vermelha, palmito-jussara, araucária, mutambo, para citar algumas.

Guilherme Retz, gerente de marketing da marca Heineken no Brasil, comenta:

"Para ter um futuro melhor é preciso incentivar e sensibilizar as pessoas sobre a importância de tornar áreas urbanas mais verdes e agradáveis. Por isso, iremos cada vez mais elevar esse tema em nossas ações, pois é extremamente necessário o engajamento comunitário, e só assim, juntos em coletivo, conseguiremos gerar mudanças positivas no meio-ambiente em que vivemos."

Botânico e consultor em biodiversidade nativa e arqueologia botânica para restauro da paisagem natural, Ricardo Cardim diz:

"Hoje, nas cidades brasileiras, a maior parte da vegetação é de origem estrangeira, mesmo sendo o país de maior biodiversidade do planeta. Esses plantios promovem a valorização da biodiversidade nativa e serviços ecossistêmicos, que atendem a década da restauração da ONU e as suas ODS. Essas centenas de árvores plantadas são nativas do bioma regional, com algumas espécies que podem viver mais de dois séculos, e na técnica da Floresta de Bolso o crescimento é acelerado e de menor manutenção. É incrível imaginar que muitas dessas arvores nativas estarão ainda vivendo daqui a 1 ou 2 séculos. A ação Green Your City se reverbera por um prazo de gerações."

Rafael Bitante Fernandes, gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, afirma:

"Cerca de 72% da população brasileira vive em território de Mata Atlântica, mas muitos não se dão conta, já que a floresta teve 90% de sua área original destruída e está muito fragmentada. As ações de conscientização e a recuperação da floresta são muito importantes para garantir a sobrevivência desse bioma tão importante para nossa qualidade de vida. Se todos plantarem um pouco, o resultado será muito positivo."

Hamilton Cezar, um dos líderes do projeto, comenta:

"Nós, do Projeto Ressavanar, ficamos muito contentes com a oportunidade de trabalhar junto à Heineken® no plantio dessas 300 mudas de espécies tão emblemáticas da Mata Atlântica e Cerrado Paulista. Esta iniciativa acrescenta muito ao processo de recuperação ambiental do bioma"

Marcelo Costa, ambientalista e líder do Projeto Ressavanar, complementa:

"Levando em conta que as mudas apresentam excelente qualidade e tamanho, acreditamos que o crescimento das árvores será rápido e homogêneo, assim garantindo agilidade na recuperação de nossa mata ciliar, que protege três nascentes no terreno."

O secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, comenta:

"A comunidade de Porto Alegre agradece a iniciativa louvável de uma empresa que preza pelo futuro do nosso planeta. Nosso trabalho agora é conscientizar os moradores do entorno para cuidarem e preservarem as novas mudas."

A ação de plantio estava prevista para logo após o término do projeto "Heineken Green Your City", em março de 2020, porém teve que ser suspensa em virtude da situação de anormalidade que trouxe a pandemia da COVID-19. Durante todo este período de aguardo, para manter as melhores condições de desenvolvimento e cuidado da vegetação, as plantas ficaram armazenadas em estufas especiais que reproduziam seus respectivos biomas, protegidas de pragas e sob os cuidados ecológicos rigorosos.

Heineken Green Your City

O evento ocorreu de janeiro até março de 2020 e teve o objetivo de reconectar as pessoas que vivem em ambientes urbanos com a natureza. Por meio de uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e Floresta de Bolso, o projeto criou refúgios verdes nas regiões centrais de São Paulo e de Porto Alegre, inspirado em projetos de selvas urbanas, movimento que é tendência em diversas capitais do mundo, tendo como guia a criação de verdadeiros oásis de mata de espécies nativas em espaços áridos nos centros de grandes cidades.

Durante o período deste evento, toda garrafa de cerveja consumida dentro do "Heineken Green Your City", converteu-se em uma muda de árvore nativa que foi doada à SOS Mata Atlântica. Ao todo, ao final do projeto, a Heineken® realizou uma doação significativa de aproximadamente 20 mil mudas à Fundação.

Volte Sempre

Com o objetivo de gerar um impacto social, ambiental e potencializar ainda mais a mensagem que atitudes sustentáveis e responsáveis podem salvar o planeta, a Heineken engajou seus consumidores à pratica de reciclagem de garrafas de vidro, e por meio da ação "Volte Sempre". As pessoas que circularam pelo "Heineken Green Your City" foram impactadas por máquinas instaladas no local, e que eram responsáveis por recolher e triturar as garrafas de vidro usadas, armazenando a matéria-prima internamente e que posteriormente foi coletada e destinada à indústria do vidro, garantindo um ciclo sustentável deste material.

Ao todo foram recolhidas 5.291 garrafas de vidro, sendo 3.099 em São Paulo, e 2.192 em Porto Alegre, e que posteriormente foram transformadas em novas embalagens do portfólio do próprio Grupo Heineken, fechando a circularidade do material.