Cervejaria Guerrilha! ruma ao mercado com três rótulos
Pré-lançamento ocorre no dia 10 de dezembro no Festival Trespraum, em São Paulo
Uma "cervejaria artesanal que busca valorizar as expressões artísticas, culturais e sociais que mudam o mundo para melhor", a Guerrilha! chega ao mercado em 10 de dezembro. Em um pré-lançamento, o público poderá conhecer em primeira mão seus três primeiros rótulos, dos estilos Hop Lager, India Pale Ale e Witbier. O pré-lançamento ocorre durante a 5ª edição do festival Trespraum – evento cultural de rua realizado pela Associação Cultural Cecília, com co-realização do Coletivo Movimento Cervejeiro e da própria Guerrilha!. O lançamento oficial da cervejaria ocorre no dia 18 de dezembro, no bar São Paulo Tap House.
A cervejaria Guerrilha! é criação do cervejeiro Eduardo Eloi, que começou a produzir cerveja em casa em 2012. Formou-se em Direito, mas percebeu que sua carreira é com o universo cervejeiro e, após ter frequentado o curso de cervejeiro do Senai, decidiu mudar de profissão e se aventurou no mundo das cervejas. O conceito da Guerrilha! surgiu a partir de reflexões do idealizador da cervejaria e relações com outros movimentos artísticos, culturais e sociais.
“Todo cervejeiro caseiro experimenta uma sensação de liberdade e de pertencimento, pois passa a criar algo que antes apenas comprava. Gosto de pensar que seremos uma sociedade mais aberta, mais viva e mais bonita no futuro e eu gostaria de expressar essa atitude de mudança em uma cerveja e marca; então pensei na expressão Guerrilha!, como conceito que comunica essa necessidade de mudar, de ter mais liberdade na vida, e como forma de valorizar todos os pequenos movimentos pessoais e diários que podem mudar o mundo pra melhor”, explica Eduardo Eloi.
Juntamente com seu amigo e também cervejeiro Igor Puorro, Eduardo desenvolveu as três receitas que iniciarão o portfólio da cervejaria Guerrilha!:
Uma Hop Lager, com 4,5% de teor alcoólico, cerveja clara de corpo leve, com amargor presente e aroma de frutas tropicais;
Uma American IPA, com 5,5% de álcool, de cor dourada, com amargor marcante, notas de caramelo e aroma cítrico intenso e resinoso, provenientes dos lúpulos americanos e
Uma Witbier, cerveja de estilo belga, com 5,0% de teor alcoólico, de corpo aveludado, decorrente das adições de trigo e aveia, que tradicionalmente conta com adição de especiarias e que nessa versão inclui sementes de coentro, zimbro, pimenta rosa e casca de limão cravo.
Igor Puorro, cervejeiro da Guerrilha!, destaca:
“Produzimos essas cervejas pensando em proporcionar três experiências bem diferentes aos consumidores. Desde o começo quando estávamos fazendo cerveja em casa, tínhamos o objetivo de produzir algo novo para nós mesmos. Resolvemos compartilhar isso com outras pessoas incentivando-as a mudarem a sua própria realidade e fazerem o que gostam.”
A Guerrilha! será produzida em parceria com a cervejaria Guilda GIV, da cidade de Barretos-SP, aberta em 2015. A parceria vai além da produção de cervejas; englobará também o melhoramento técnico da cervejaria, a diminuição de custos e o apoio mútuo para a distribuição.
“Conheci o sócio da Guilda, Walter Soares, há três anos no curso do Senai em Vassouras. Conversando sobre nossos projetos, percebemos a oportunidade de nos ajudarmos. Creio muito no sucesso dessa parceria, que é diferente do modelo de terceirização que vigora hoje em dia. Nossa cerveja estará presente no Oeste e iremos trazer a Guilda GIV para a capital”, afirma Eduardo.
As três primeiras cervejas da Guerrilha! poderão ser encontradas primeiramente em chope, no pré-lançamento no Festival Trespraum e no lançamento oficial no bar São Paulo Tap House no dia 18, e, posteriormente, nos principais bares e empórios da cidade, engarrafadas em 310 ml.
“Não queremos apenas trazer boas cervejas. Nosso objetivo também é caminhar junto com a outros movimentos que estão acontecendo ao nosso redor. A expectativa é poder participar dessa transformação da cidade, oferecer produtos de qualidade e estar ao lado das pessoas que estão em busca de inovação, de novas expressões de vida”, finaliza Eduardo.
Serviço
- O quê: 5ª edição do Festival Trespraum
- Quando: sábado, 10 de dezembro, das 11h às 22h
- Onde: Rua Vitorino Carmilo, altura do número 449, São Paulo
- Quanto: entrada gratuita