Cervejarias de Santa Catarina abrem grupo de sommeliers
Profissionais de todos os Estados podem participar da plataforma criada pela Acasc
No entender da Associação das Micro Cervejarias de Santa Catarina (Acasc), a expansão do mercado cervejeiro requer neste momento a criação de plataformas e ferramentas para estimular a cocriação e a evolução conjunta dos profissionais e marcas. Por isso criou um Grupo de Sommeliers.
A reunião, que inicialmente ocorre apenas online, é aberta para sommeliers de todos as unidades da federação. Para se inscrever, basta acessar este link e preencher os dados. Em pouco mais de uma semana, já são mais de 100 participantes.
Carlo Lapolli, presidente da Acasc, destaca o papel da Escola Superior de Cerveja e Malte, localizada em Blumenau (SC), e outras entidades que oferecem esse tipo de formação como propulsores da profissionalização do setor.
"É graças a bons profissionais que estamos progredindo em relação à maturidade do setor no Brasil. Agora queremos que essa atmosfera de aprendizado e de experiências compartilhadas siga também para quando essas pessoas já estão no mercado", comenta.
A entidade também planeja encontros presenciais para os profissionais.
Fundada há dois anos para representar as cervejarias artesanais catarinenses, a Acasc é uma entidade privada sem fins lucrativos que reúne produtores de cerveja e fornecedores do negócio. São 27 associadas de diferentes cidades do estado.
Outra luta da associação é a redução da carga tributária, em especial o ICMS. No entendimento da entidade, ele deve ser equiparado ao vinho artesanal que atualmente já recebe tratamento diferenciado em Santa Catarina.