3 pratos de frutos do mar que harmonizam com cerveja
Confira as sugestões de Renato Rocha, fundador da Toca da Cerveja, que também indica uma sobremesa
Por Renato Rocha
A paixão dos brasileiros pela cerveja tem se acentuado. Ano passado, foram vendidos mais de 13,3 bilhões de litros no país, conforme aponta um estudo realizado pela Euromonitor. Assim, o Brasil se torna o terceiro maior mercado de cervejas do mundo, ficando atrás da China e dos Estados Unidos.
Esse crescimento também refletiu no mundo das cervejas artesanais. Ano passado, o mercado comemorou o aumento de 14,4% no número de cervejarias, chegando a 1.383 em todo o país. Agora todos os estados brasileiros registram ao menos uma cervejaria em atividade. Com o verão se aproximando, escolher as cervejas certas para acompanhar a estação se torna bem convidativo. Além de explorar melhor os sabores e aromas dos ingredientes inseridos nos rótulos, também é possível harmonizar com diversos pratos, incluindo sobremesas. Veja 4 dicas de harmonização com iguarias tradicionais que prometem refrescar a temporada:
O tradicional camarão frito
A primeira harmonização une um estilo clássico alemão com um prato típico do litoral, o camarão frito. A Munich Helles, que na tradução significa, ‘clara de Munique’, é uma cerveja leve, refrescante, feita com malte de cevada para destacar os sabores adocicados do grão. Possui baixo amargor e, em média, possui 5% de teor alcoólico. Essas características são perfeitas para harmonizar com o camarão pois destaca os sabores do prato, limpa o paladar e sua leveza permite aproveitar a porção sem ficar "estufado".
Ceviche
Em alta na gastronomia, é um prato da culinária peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou outro cítrico. Em geral é feito com pescada-branca, camarão, lagosta e até polvo – cada cozinheiro dá seu toque. Uma opção boa para acompanhar é a Witbier, com seus sabores cítricos, feito com casca de laranja. Algumas versões têm notas de coentro, que harmoniza com peixes e é usado no tempero do prato. A Witibier é feita à base de trigo, levemente adocicada, com teor alcoólico em torno de 5%.
Paella
O prato à base de arroz, típico da gastronomia valenciana e muito pedido no litoral vai bem com uma Strong Golden Ale. Uma cerveja de estilo belga e muito potente. De alto teor alcoólico e sabor marcante, vai de encontro as especiarias e temperos utilizados no prato. Pelo seu caráter mais robusto, essa harmonização é servida como prato principal do almoço ou jantar. Uma dica perfeita para quem busca mais do que só as praias do litoral.
Petit gateau
Ao contrário do que muitos pensam cerveja e sobremesas formam uma ótima dupla. O tradicional bolinho de chocolate com sorvete combina com cervejas escuras, com maltes tostados e caramelizados. Estilos como Brown Ale, Stout, Porter, entre outros, ajudam a equilibrar os sabores adocicados do prato. Ideal para você descobrir o quão mágico pode ser o mundo da cerveja com sobremesa.
Renato Rocha é especialista em cerveja artesanal e fundador da Toca da Cerveja, localizada no Centro Histórico de Ilhabela (SP)