Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

As cervejas premiadas no European Beer Star 2020

Dama Bier, com prata para a Smoked Porter, e Wäls, com bronze para a Dubbel, estão na lista

As premiadas superaram uma disputa acirrada: o concurso teve 2.036 cervejas inscritas, de 42 países (Foto: Divulgação)

Um dos mais importantes concursos cervejeiros do mundo, o European Beer Star acaba de revelar o quadro de medalhas de 2020. Entre as cervejarias brasileiras, o destaque principal é a Dama Bier, de Piracicaba (SP), com prata para a Smoked Porter, e a Wäls, de Belo Horizonte (MG), com bronze para a Dubbel. O concurso teve 2.036 cervejas inscritas, vindas de 42 países.

LEIA MAIS

O mapa da cerveja no Brasil

Onde estudar cerveja a distância

Eventos na agenda cervejeira

Para a Dama Bier, a medalha chega em um momento especial, a celebração dos 10 anos da cervejaria, em 2020.

Renato Bazzo, sócio-diretor da cervejaria, comenta:

"Estamos extremamente orgulhosos do prêmio, sabemos que as melhores cervejas do mundo competiram e este prêmio é uma confirmação impressionante de nossos padrões e alta qualidade que buscamos sempre. Em 2017 recebemos o prêmio da melhor Pilsen e foi um dos dias mais felizes da minha vida."

O que contribuiu significativamente para o prestígio do prêmio é o critério de avaliação em uma prova às cegas. Avaliam-se as cervejas com base em critérios puramente sensoriais e entrega prêmios para cervejas autênticas e distintivas, que possuam sabor e qualidades impressionantes e que cumpram os critérios específicos do estilo da melhor maneira possível.

A avaliação foi realizada por um júri composto por 72 pessoas, sendo mestre-cervejeiros(as), sommeliers de cerveja e profissionais do setor. Foram 70 categorias diferentes.

Dama Smoked Porter (Foto: Dvulgação)

A Dama Smoked Porter é uma cerveja sazonal de inverno, e neste ano teve uma atualização na receita, que ficou ainda mais defumada e intensa para aumentar sua complexidade. A mudança foi bem assertiva.

“Nossa Smoked Porter transborda sabores que vão do chocolate amargo, passa pelo torrado e chega ao defumado; nesse ano trouxemos em sua composição 10 tipos de maltes (claros e escuros), sendo 3 defumados com variedades de madeira, o que trouxe deliciosos aromas e sabores bastante destacados”, finaliza Renato.