Cervejaria produz embalagem comestível para proteger animais marinhos
Material feito com cevada e trigo da produção da Saltwater substitui plástico dos packs
Em 2015, os americanos beberam 6,3 bilhões de galões de cerveja (cerca de 24 bilhões de litros). Metade em latas. E a maior parte das embalagens de plástico dos packs acabam no oceano, o que significa uma grave ameaça para os animais marinhos. Para propor uma alternativa sustentável, a Saltwater Brewery desenvolveu, com a organização WeBelievers, uma embalagem comestível.
Ao apresentar a novidade, a cervejaria de Delray Beach (Flórida/EUA) resumiu o propósito:
"A maior parte das embalagens plásticas para segurar as seis cervejas nos packs acabam nos nossos mares e impõem uma séria ameaça para a vida selvagem. Em conjunto com a WeBelievers nós idealizamos, desenhamos, testamos e produzimos o protótipo da primeira embalagem de pack comestível. Feita com bioprodutos do processo de produção da cerveja, ela, em vez de matar animals, alimenta-os. Além disso, essas embalagens comestíveis são 100% biodegradáveis e compostáveis."
A iniciativa é detalhada em um vídeo do qual foram retirados os números que abrem este texto. Traz dados ainda mais preocupantes: em todo o mundo estima-se que 1 milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos e tartarugas marinhas ficam presos em plástico ou o ingerem e morrem.
O material comestível é feito com a cevada e o trigo vindos do próprio processo de fermentação da cerveja. (Para ler uma explicação resumida e genérica de como fazer cerveja, entre neste link)
Assista ao vídeo sobre a embalagem comestível da cervejaria Saltwater (em inglês: o conteúdo está detalhado no texto acima)