Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

A força do mercado cervejeiro

Um artigo de Develon da Rocha, organizador do Concurso Brasileiro de Cervejas

“As marcas premiadas contam com um valioso incentivo para vendas e projeção de novos rótulos, fortalecendo toda a cadeia produtiva em um momento tão delicado” (Foto: Divulgação)

Concluímos, com total sucesso, a mais desafiadora edição do Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), o maior da América Latina. Os números falam por si: 467 cervejarias de todo país inscreveram 3.162 rótulos para a competição. Foram 256 cervejas premiadas em 134 categorias, sendo 75 com medalhas de ouro, 88 de prata e 93 de bronze.

LEIA MAIS

O mapa da cerveja no Brasil

Onde estudar cerveja a distância

Eventos na agenda cervejeira

Tudo isso em meio à pandemia do novo coronavírus, com todos os cuidados sanitários necessários para a segurança dos envolvidos. A única etapa presencial do concurso foi o julgamento e, ainda assim, sem a participação de público. Apenas os jurados e equipes da organização participaram do processo durante quatro dias, em Blumenau, após realizarem testes de Covid-19. Durante o julgamento, seguimos regras como verificação da temperatura, distanciamento físico e divisórias nas mesas, aplicação de álcool em gel e o uso de máscaras.

Houve um grande esforço de uma equipe incansável da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec), Escola Superior de Cerveja e Malte e Secretaria de Turismo de Blumenau para que o concurso fosse realizado. Em 2020, a edição do CBC ocorreu pouco antes e iniciar o período de isolamento social. Desde então, as cervejarias lidaram com um hiato de eventos e permaneceram longe de ações com o público. A nona edição, agora em 2021, mesmo com restrições, representa uma retomada.

As marcas premiadas contam com um valioso incentivo para vendas e projeção de novos rótulos, fortalecendo toda a cadeia produtiva em um momento tão delicado. E as avaliações dos juízes ficam disponíveis para que os inscritos possam melhorar os seus processos produtivos. A relação das medalhistas está disponível no site www.cbc2021.com.br.

A cerimônia de premiação foi virtual, sem os abraços, cumprimentos e brindes que sentimos tanta falta. Mas foi um verdadeiro sucesso e agradecemos todos os envolvidos. Em 2022, teremos a décima edição, já confirmada para os dias 5, 6 e 7 de março, dias antes do Festival Brasileiro da Cerveja, que será entre 9 e 12 de março, e da Feira Brasileira da Cerveja, de 9 a 11 de março, todos na Vila Germânica, em Blumenau (SC). Neste ano, o festival e a feira precisaram ser adiados. Mas ano que vem estaremos todos juntos, presencialmente, comemorando e brindando a força do mercado cervejeiro.