Cervejaria artesanal Cozalinda investe em clube próprio
O e-commerce da marca catarinense trará rótulos premiados e cervejas de guarda, limitadas
A Cozalinda, uma pequena e premiada cervejaria de Florianópolis, acaba de lançar o site de vendas de seu clube de cervejas. O e-commerce trará cervejas premiadas e limitadas - algumas sequer estarão no bar da marca na capital catarinense. A Família Cozalinda, trará cervejas exclusivas, em garrafas, para quem assinar o clube. São raridades para um grupo de assinantes que devem se limitar "a não muito mais do que 300 pessoas".
A assinatura dará direito a 12 garrafas por ano, divididas em seis tipos de cerveja, ou seja, duas de cada rótulo. São cervejas de guarda, que apesar de terem prazo de validade de cinco anos, apresentam potencial de envelhecimento que supera essa validade. Assim, o assinante recebe as duas cervejas, prova uma e deixa outra para envelhecer.
O cervejeiro Diego Simão, responsável pelas criações da Cozalinda, comenta:
“Nossas cervejas oferecem uma experiência diferente do que o consumidor do Brasil, em geral, está acostumado. Cervejas que você pode guardar por um bom tempo e abrir daqui a cinco anos e perceber a evolução que a cerveja sofreu com o tempo. O problema é segurar a ansiedade.”
As cervejas produzidas usarão insumos impraticáveis para uma produção em larga escala, mas com preço acessível. Isso por conta de a venda ser direta ao consumidor. Por isso a limitação e dificuldade em expandir as vendas em um mercado marcado por um crescimento vertiginoso.
Aos assinantes, preciosidades e cervejas com valor sentimental. Uma das receitas, por exemplo, é a cerveja que o cervejeiro desenvolveu para o seu casamento, uma cerveja fermentada parte do processo em barricas de madeira que vieram da França e produzidas com framboesas orgânicas da Serra Catarinense. O processo todo, desta cerveja que usa leveduras brasileiras, chegará a um ano, por exemplo. Resultado é uma cerveja levemente ácida, complexa, e que mais lembra espumantes que as cervejas mainstream que encontramos no dia a dia das gôndolas dos mercados.
A venda, somente pelo site www.cozalinda.com.br/familiacozalinda, é administrada pelos irmãos Diego e Vinícius, que de lá fazem tudo. Para quem não mora em Floripa e não tem como resgatar as cervejas no próprio bar da marca, existirá de envio coletivos com pontos de coleta em algumas capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba & Brasília. Para outras cidades, o assinante poderá escolher pelo envio pela forma que desejar, Correios ou outras transportadoras. O envio é a parte do valor da assinatura.
A cervejaria
Na contramão do mercado que aponta crescimento exponencial em volume e número de fábricas, a Cervejaria Cozalinda, de Floripa, se gaba de dificilmente passar de mil litros de cerveja por mês. As vendas são limitadas, e os rótulos, são vendidos apenas uma vez ao ano.
Essa lógica, invertida, vem dos desafios de produção de um estilo de cerveja que muitas poucas cervejarias fazem no Brasil. O processo demanda muito tempo e dedicação. Enquanto uma cerveja comercial pode ficar pronta em até 6 ou 7 dias, as cerveja mais rápida da Cozalinda, para chegar nas prateleiras, demora no mínimo 6 meses.
Ofício que vem de um aprendizado de anos, como muita tentativa e erro, explica o cervejeiro:
“Muita gente acreditava, e ainda acredita, que cervejas ácidas complexas no Brasil são impraticáveis de produzir. Realmente é outro universo, a produção se assemelha mais ao mundo do vinho do que ao mundo das cervejas artesanais. Mas é uma terapia você acompanhar o processo do início ao fim, vendo a evolução da cerveja nas madeiras. E a gente errou muito para chegar nos resultados de hoje, e é legal ver tudo isso ganhando a atenção que está ganhando.”
A cervejaria, que completa cinco anos em 2019, ganhou 15 medalhas no Brasil nacionais e no Exterior, quase sua totalidade com cervejas ácidas complexas de guarda.
Serviço
- O quê: Família Cozalinda
- Onde: www.cozalinda.com.br/familiacozalinda
- Quanto: o valor total por ano varia de R$ 450 a R$ 900 no pagamento à vista (a compra pode ser parcelada em até 18 vezes, dependendo do cartão) + valor de entrega