Prorrogado o prazo de inscrições para o Concurso Brasileiro de Cervejas 2019
O número de inscrições já superou o de 2018, mas a organização vê potencial para mais participações
O prazo de inscrições para o Concurso Brasileiro de Cervejas 2019 foi prorrogado pela organização. Mesmo que o número de inscritos até o momento já supere as 475 cervejarias e os 2.854 rótulos inscritos na edição de 2018, os organizadores entendem que a oportunidade de participar deve se estender para um número ainda maior de produtores. A organizacão leva em conta dados estatísticos segundo os quais são mais de 900 cervejarias em operação no país e aproximadamente 250 destas foram fundadas nos últimos 12 meses.
Amanda Reitenbach, coordenadora técnica do evento, ressalta:
“O Concurso pode ir além de ser uma competição e agir também como um censo cervejeiro, cujos dados possibilitem o planejamento de ações de fomento e fortalecimento da cultura cervejeira brasileira.”
Os interessados podem se inscrever até o dia 28, pelo site do Festival Brasileiro da Cerveja, na aba Concurso. A taxa de inscrição para cada cerveja é de R$ 245. As amostras devem ser encaminhadas para o Parque Vila Germânica, onde ocorrerão as avaliações, entre os dias 18 e 22 de fevereiro. O julgamento das amostras inscritas ocorre entre os dias 9 e 11 de março e cerimônia de premiação no dia 12 de março.
Em 2019, a competição tem seu corpo de jurados composto por 121 profissionais reconhecidos pelo mercado cervejeiro mundial. São 62 brasileiros, de 11 estados diferentes, e 59 estrangeiros, de 24 países. Alguns jurados fazem parte da Brewers Association, associação americana com mais de 7 mil cervejeiros artesanais e outras empresas do ramo cervejeiro associados, uma das grandes fomentadoras do mercado cervejeiro nas Américas e no mundo.
O Concurso Brasileiro de Cervejas é organizado pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), em parceria com a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e do Parque Vila Germânica. A coordenação técnica do concurso é feita pelo Instituto Science of Beer, de Florianópolis.