Clube do Malte traz série Oak Aged de cervejas Chicago Blues
Beer Pack traz seleção de 4 versões da Robust Porter do projeto The Beers
Para o mês de fevereiro o Beer Pack, clube de assinatura de cervejas especiais do Clube do Malte, traz uma série de cervejas Wood Aged. Nomeada de Oak Aged Series, a seleção é composta por quatro cervejas Chicago Blues Robust Porter, do projeto The Beers, do Clube do Malte, produzidas agora pelo método Wood Aged Beer, através do qual a cerveja recebe a adição de lascas da madeira no tanque de maturação.
A Chicago Blues é uma cerveja forte, encorpada, robusta, com uma coloração bastante escura e 6,2% de teor alcoólico. O diferencial dos quatro rótulos é a maturação da receita com quatro diferentes Carvalhos: carvalho francês tostado, carvalho barril de vinho do porto, carvalho barril de Cognac, carvalho barril de Whisky Turfado. Nessas receitas os barris foram transformados em chips e adicionados na cerveja.
As cervejas feitas pelo método Wood Aged costumam ser complexas e com interessantes aspectos sensoriais. Esse processo de maturação com madeiras diferentes traz para a cervejas características únicas de sabores e aromas tanto da madeira, quando de outras bebidas que nela foram acondicionadas, como vinho, whisky e cachaça, entre outras.
Oak Aged Series
A receita da Chicago Blues foi recriada pelo Head Brewer Tiago Pagan, e a seleção dos carvalhos foi realizada pelo Master of Wood Rafael Aragão Gonzalez, da Tanoaria Espanha. Os detalhes de cada rótulo da série:
Chicago Blues Carvalho Francês tostado - O Carvalho Frances está entre os principais utilizados para a produção de bebida. Ele apresenta aromas de especiarias, canela, caramelo e chocolate ao leite. Uns dos mais conhecidos, sua fama está ligada ao fato de que o carvalho francês só está apto para a Tanoaria após completar 150 anos de idade. A Chicago Blues maturada com esse carvalho, sem infusões prévias, traz a intensidade e características da madeira, com aromas mais crus e herbais presente.
Chicago Blues Carvalho barril de Vinho do Porto - As cervejas maturadas com madeira ganham muito mais complexidade. Uma técnica também bastante comum é a utilização de barris que já armazenaram outras bebidas. Para a produção dessa receita o barril de carvalho, que antes acondicionava Vinho do Porto, foi transformado em lascas, que foram adicionadas na maturação da cerveja. O resultado final é uma troca de aromas e sabores da cerveja, da madeira e também do vinho, ainda presente no carvalho. Além de aromática essa combinação traz uma camada de frutas vermelhas, que na Porter assemelha-se como uma torta de chocolate com cobertura de cereja.
Chicago Blues Carvalho Barril de Cognac - O Cocnac é uma aguardente vínica, produzida através do processo de destilação de vinho, na região demarcada de Cognac, na França. A cerveja Chicago Carvalho Barril de Cognac é maturada com lascas de madeira de carvalho, provenientes de barril que antes armazenava Cognac. Essa cerveja recebe influencia sensorial tanto da madeira quanto do Cognac, reforça o chocolate nativo da Porter, apresentando ainda aromas de baunilha e anis.
Chicago Blues Carvalho Barril de Whisky Turfado - Uma experiência enriquecedora, essa cerveja inclui três elementos que se completam perfeitamente: a cerveja do estilo Porter, o carvalho e o Whisky Turfado. Chama-se Turfado o Whisky que é feito com malte defumado em turfa. A turfa é uma espécie de carvão vegetal, que quando queimado libera aromas fortes e intensos, com características condimentadas. A Chicago feita com carvalho de um barril, que antes acondicionava Whisky turfado, é um verdadeiro blend, rico em sabores e aromas que acentuam o malte e o defumado. Com presença de baunilha, caramelo e o próprio aroma de whisky, é uma cerveja que desafia o paladar.