Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Brasil já tem mais de 100 cervejarias com medalhas internacionais

Prêmios mostram a evolução do prestígio das cervejas brasileiras com a ascensão das artesanais

A Beer Art fez levantamento sobre todas medalhas obtidas por cervejas brasileiras em concursos continentais e mundiais entre 2007 e agosto/2016 

Altair Nobre

Nem só de medalhas é construída uma reputação. Mas os ouros, pratas e bronzes conquistados em disputa com outros países são uma boa referência da evolução da cerveja brasileira nos últimos anos, com o avanço das artesanais. Já passa de 100 o número de cervejarias com prêmios em concursos continentais ou mundiais. A Beer Art fez um levantamento, para mostrar essa escalada. Confira a seguir (Para ver o ranking completo, entre em revistabeerart.com/cervejas).

See this content in the original post

Nas 10 principais competições internacionais do segmento (ver lista ao pé), as cervejas brasileiras ganharam 739 medalhas entre 2007 e 2016 (até agosto). Foram quase duas centenas de ouros (197), 227 pratas e 315 bronzes. A cada ano, cresce o número de cervejarias brasileiras no pódio. Em 2007, era apenas uma (a Eisenbahn). Em 2016, somente de janeiro a agosto, já são 57 premiadas. No total, ao longo destes nove anos, 105 cervejarias brasileiras brilharam em concursos continentais e mundiais.

Os números são um contraponto para a frustração amargada por cervejeiros do Brasil na World Beer Cup 2016, quando 169 cervejas brasileiras foram inscritas mas nenhuma premiada. Apesar desse dissabor na Copa do Mundo da Cerveja deste ano, é evidente o crescente prestígio da produção nacional na década, puxada pelas cervejarias artesanais mais criativas. Na edição anterior da Copa, em 2014, o Brasil ganhou pela primeira vez um ouro na Copa, com a Wäls Dubbel. A performance brasileira na competição até então tinha se limitado a duas medalhas com a Antarctica (um bronze no estilo Dry Lager em 1996 e uma prata no European Pilsener em 1998), uma prata com a Kronenbier, na categoria zero álcool, em 1998, e um bronze com a Eisenbahn Dunkel, no estilo German Schwarzbier, em 2008.

Confira nos quadro a escalada

See this content in the original post

Os concursos internacionais

  • World Beer Cup
  • World Beer Awards (excetuando a etapa Brasil)
  • Mondial de La Bière (edições no Exterior: Canadá e França)
  • European Beer Star
  • International Beer Challenge
  • Australian International Beer Awards
  • Brussels Beers Challenge
  • Copa Cervezas de América
  • South Beer Cup