Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Cresce o número de cervejarias artesanais na Chapada Diamantina

As cervejas podem ser encontradas em Lençóis, no Vale do Capão e em Mucugê

Cervejas artesanais da Chapada Diamantina (Foto: Caiã Pires/Divulgação Guia Chapada Diamantina)

Por VERUSA PINHO e CAIÃ PIRES
Guia Chapada Diamantina

Criar a própria cerveja tem se tornado um hábito para muitos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Microcervejarias (Abracerva), existem mais de 300 empresas no segmento (confira também o Portal das Cervejas Brasileiras, da Beer Art). O Brasil é um dos maiores consumidores da bebida no mundo. E a Bahia é um dos estados onde o consumo de cerveja mais aumentou nos últimos anos. Nesse contexto, a apreciação de sabores caseiros e personalizados, com base no consumo responsável, apresenta um leque de opções para os degustadores de plantão. Na Chapada Diamantina, os destaques para a produção artesanal vão para a Cavalo do Cão, do Vale do Capão-Palmeiras; Sincorá, de Lençóis; Chapada, de Lençóis e Cangaceira, de Mucugê.

See this content in the original post

Segundo Fabio Gonzalez, produtor da cerveja Cavalo do Cão, as cervejas industriais são feitas em larga escala para atingir um maior número de consumidores, o que interfere na sua qualidade. Por outro lado, beber uma cerveja artesanal permite o contato direto com o produtor, além de oferecer ingredientes selecionados, com menor quantidade ou até livre de conservantes.

“Geralmente a indústria utiliza apenas 50% de malte e adiciona outros cereais (como o milho) para baixar os custos de produção. Por isso as cervejas chegam ao mercado com um preço relativamente baixo. As cervejarias artesanais são elaboradas em pequena escala, tendo como foco a qualidade de seus produtos. A fermentação e maturação da cerveja acontecem sem pressa, sem adição de produtos químicos para adiantar o processo. Outro diferencial importante é que costumamos manter tradições, como a ‘Lei da Pureza Alemã’, que prevê somente a utilização de água, lúpulo [condimento amargoso que serve para dar gosto à cerveja e conservá-la] e cevada, sem conservantes ou transgênicos. Uma frase que sempre uso é ‘Beba menos, mas beba melhor’,” explica.

ONDE BEBER

Empório Lençóis: Dirigido por Audrey Baldez, Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie, o Empório dispõe de rótulos da Chapada, nacionais e importados, além de degustações guiadas e demonstração da fabricação artesanal de cerveja. O local também é uma loja de arte e artesanato com peças e obras de artistas e artesãos locais.
Rua da Baderna, 65, Lençóis – Contato: (75) 9836-1920 – emporiolencois@gmail.comwww.facebook.com/emporiolencois
Horário de Atendimento: Todos os dias das 8h30 às 23h

Empório Sincorá, em Lençóis: Localizado na Praça do Nequinha, palco para diversas apresentações musicais e outros eventos, como a Quinta orgânica, é o único local para quem quer apreciar a cerveja artesanal Sincorá. São mais de 10 estilos da cerveja.
Praça do Nequinha, Lençóis – Contato: (75) 9 9701-5007 – cervejariasincora@gmail.com
Horário de Atendimento: Quarta a Sábado das 18h30 às 23h

Taverna, no Vale do Capão – Palmeiras: Animada por clássicos do rock, a Taverna é o pub mais famoso do Vale. Fábio Gonzalez, dono do espaço, é também produtor da cerveja artesanal Cavalo do Cão.
Centro da Vila – Contato: (75) 3344-1321

Restaurante Maria Bonita e pousada Vila Serrano, em Lençóis:
Locais para saborear a cerveja da marca Chapada.

Maria Bonita – Esquina da Baderna com a Rua das Pedras – Contato: (75) 3334-1850 – naibonita2@hotmail.com

Vila Serrano – Rua Alto do Bonfim, n°8 – Contato: (75) 3334-1486 – pousadavilaserrano@gmail.com

Pizza da Garagem, em Mucugê
Com uma pizza saborosa de massa fina e crocante, também é o lugar em Mucugê pra quem quer conhecer a cerveja Cangaceira.
Rua do Caetité, n°113, Mucugê – Contato: (75) 8167-1096

Fonte: www.guiachapadadiamantina.com.br