A cerveja que virou café

Lohn Bier transforma a premiada cerveja Carvoeira em pó de café

Novidade, resultado de parceria com a Ana Terra Café, de Criciúma (SC), é apresentada no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (Fotos: Divulgação)

Mais premiada cerveja da Lohn Bier, a Carvoeira ganhará uma versão em café. Em parceria com a Ana Terra Café, de Criciúma (SC), a cervejaria de Lauro Müller (também SC) apresentará a novidade durante o Festival Brasileiro de Cerveja, a ser realizado em Blumenau entre 8 e 11 de março. O produto reforça a conexão entre cerveja e café, celebrada por cervejas artesanais brasileiras.

A composição do produto mantém 100% café arábica com os grãos Bourbon e Mundo Novo (vindos de Minas Gerais), malte torrado, baunilha e funghi secchi. A novidade promete agradar ao paladar dos amantes das duas paixões nacionais: cerveja e café.

Richard Westphal Brighenti, cervejeiro da Lohn e sommelier de cervejas, destaca:

“A ideia é resgatar os sabores intensos e exóticos que a nossa cerveja Carvoeira proporciona. É impressionante como funciona, pois a Carvoeira contém notas de café e agora a leitura inversa foi possível.”

Duas bebidas e duas leituras distintas. As cervejas são servidas geladas e com gás, já os cafés são servidos quentes e absolutamente sem gás ou álcool. Mas as diferenças da Carvoeira e café Carvoeira param aí, pois aromas intensos e paladar rico em informação são características de ambos os produtos.

A ideia de produzir o café surgiu da vivência de Richard, que quando seminarista conheceu o café com cevada.

"Tomávamos café cinco vezes por dia no seminário. Esse café era um blend de café com cevada torrada. Sempre menciono esse fato curioso em minhas palestras sobre cervejas ", recorda.

A cevada é o insumo que é transformado em malte para a criação das cervejas.

A Carvoeira

Cerveja escura, forte, tipo RIS (Russian Imperial Stout), a Carvoeira acumulou prêmios importantes em 2016, como medalha de prata na Copa Cervezas de América, no Chile, certificado de excelência no Brussels Beer Challenge, realizado na Bélgica, e bronze na South Beer Cup.

O café

Além de estar no Festival de Cervejas de Blumenau, entre os dias 8 e 11 de março, o café Carvoeira poderá ser adquirido pelo e-commerce da Lohn Bier, na Lohn Open Store, loja anexa à fábrica em Lauro Müller, e na loja da Ana Terra Café, em Criciúma. Os pacotes de 250 gramas, que rendem até 25 porções, custam entre R$ 18 e R$ 20.