Cervejaria holandesa Brouwerij‘tIJ chega ao Brasil
Quatro rótulos da marca fazem parte da celebração dos 150 anos da flamenga Duvel
Para celebrar os 150 anos da cervejaria Duvel, o grupo Duvel Moortgat traz novidades ao Brasil. Marcas de cervejarias consagradas, com destaque para a holandesa Brouwerij‘tIJ, chegam ao país para celebrar a ocasião. Fundada em 1985 em Amsterdã, Brouwerij‘tIJ chega pela TodoVino com quatro diferentes rótulos: IJ Zatte Tripel, IJ IPA, IJ Wit e IJ Blondie, apresentadas abaixo pela importadora.
IJ Zatte Tripel
Primeira receita produzida pela cervejaria, é clássica e carro chefe da marca. A tripel, na tradição belga, é uma categoria reservada para as cervejas claras mais fortes, e a Zatte corresponde às expectativas. É uma cerveja dourada e encorpada com um aroma de frutas frescas misturado ao toque de malte. Não filtrada, tem sabor ligeiramente adocicado, com um final seco. Clássica, mas remetendo à Europa dos anos 80: rebelde.
IJ IPA
Receita clássica inglesa com lúpulos americanos, expressa a criatividade e a audácia holandesa. Foi a pioneira que reduziu em 0,5% o teor alcoólico da IPA depois de anos, para que ficasse ainda mais equilibrada. Não filtrada, tem cor mais escura, com sabores de lúpulo bem marcados - já que são adicionados no processo de maturação da cerveja - além da fase de fermentação, o que traz notas de toranja e flores, em contraste com o amargor de final seco, que fica na boca por um bom tempo.
IJ Wit
Feita com a intenção de ser uma cerveja leve para o verão, com um teor alcoólico um pouco mais forte que o tradicional (6,5% atualmente, quando o tradicional varia entre 5 e 6%). Inicialmente um rótulo sazonal, é uma das mais vendidas e está disponível durante o ano inteiro. Uma cerveja de trigo encorpada, ligeiramente turva, tem uma bela cor dourada e uma espuma macia. Usando ingredientes frescos como semente de coentro e limão, tem um acabamento leve e macio, um contraponto à picância e poder alcoólico.
IJ Blondie
Último lançamento da cervejaria, a Blond Ale foi criada em 2020 e é a primeira em lata da Brouwerij‘tIJ, que busca ter a própria linha de envase no formato. Suave e fácil de beber, de cor dourada, sabor e aroma levemente maltados. Como é produzida na tradição belga, leva cevada, trigo e aveia e a própria levedura IJ.
A história da cervejaria começa quando o músico e compositor da banda Door Mekaar, Kasper Peterson, em uma turnê ao sul da fronteira holandesa, conheceu as cervejas belgas e então decidiu produzi-las na Holanda. Peterson instalou a fábrica em uma tradicional casa de banhos, que já possuía uma estrutura ideal para a produção das cervejas e ficava ao lado de um moinho tradicional holandês, que acabou virando ícone da marca. Em 2015, a Brouwerij‘t IJ e Duvel Moortgat firmaram uma parceria para suporte em áreas como tecnologia de cerveja e distribuição, colocando a ‘t IJ como parte do Grupo Duvel Moortgat, assim como a Ducato, Firestone Walker, Boulevard, entre outras.