Italiano vence o Mundial de Sommelier de Cerveja
Riva Simonmattia é o vencedor, e brasileiros conquistaram quarto e quinto lugares
Pela primeira vez realizado no Brasil, o Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja teve como vencedor o italiano Riva Simonmattia. A decisão foi divulgada no início da madrugada deste domingo, 19, no Eataly, em São Paulo. Os destaques brasileiros foram Rodrigo Sawamura, que ficou em quarto lugar, e André Soares Rodrigues, que dividiu a quinta posição com o suíço Roger Brügger. Logo atrás do primeiro lugar ficaram os alemães Frank Lucas (2º) e Irina Zimmermann (3ª).
O italiano dirige um pub em sua cidade natal, Bergamo, onde trabalha com pequenas cervejas artesanais da região. Ele disse que foi a primeira vez que participou de uma competição como essa. Na prova final, aberta ao público, foram testadas as aptidões dos seis finalistas para todos os conhecimentos típicos de um sommelier de cerveja (estilo da cerveja, descrição sensorial, ocasião de consumo, harmonização, serviço e mercado, entre outros).
Idealizado e organizado pela Doemens Akademie, o IV Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas selecionou 50 sommeliers dentre centenas de profissionais, em campeonatos regionais e nacionais, de 9 nações: Brasil, Alemanha, Áustria, Suíça, Chile, Itália, Canadá, Estados Unidos e Porto Rico.
O concurso foi realizado em duas partes, sendo três pré-eliminatórias e uma final. As pré-eliminatórias foram nas dependências da Academia Barbante de Cerveja (sem audiência). A primeira pré-eliminatória foi um teste teórico de múltipla escolha, um teste prático de off flavors e uma prova prática de estilos de cerveja. A segunda pré-eliminatória testou as habilidades dos participantes para descrições sensoriais, e a terceira (e última) pré-eliminatória colocou à prova as habilidades dos participantes para harmonizações gastronômicas com cervejas. Das pré-eliminatórias saíram os seis finalistas, sendo três na primeira pré-eliminatória, dois na segunda e um na terceira.