Ambev lança campanha por economia de água em bares
Mais de 300 mil cartilhas trazem dicas para reduzir em até 62% o consumo
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ambev lança campanha nacional para incentivar proprietários e profissionais de bares e restaurantes a diminuir o consumo de água nos estabelecimentos. A companhia anunciou que distribuirá mais de 300 mil cartilhas em pontos de venda de todo o Brasil com orientações sobre como reduzir desperdícios e aumentar a eficiência no uso da água. A promessa é de que, se todas as dicas forem seguidas, a redução do consumo pode chegar a 62%. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)
Conforme a Ambev, foram investidos dois meses em pesquisas de campo para entender quais eram os principais pontos de consumo de água nos bares. O objetivo desse mapeamento era identificar as melhores oportunidades para diminuir o consumo de água, por meio da redução do desperdício e no aumento da eficiência. A empresa garante que as orientações são simples, podem ser adotadas de maneira prática e rápida e o investimento realizado pelos donos dos bares para implantar as novas medidas é baixo, e a economia gerada compensa o valor investido em até dois meses.
Algumas das dicas:
- A instalação de um simples arejador nas torneiras do banheiro, com apenas R$ 10, pode significar uma economia na conta de água de 76%.
- Se o bar substituir as válvulas hidráulicas dos vasos sanitários por caixas acopladas, a redução do consumo pode chegar a 50%.
- Ensaboar todos os copos e pratos antes de enxaguar, por exemplo, pode diminuir em até 80% o consumo de água nas pias.
O gerente de relações corporativas da Ambev, José Roberto Brandi, afirma:
“Essa campanha é uma extensão do que já fazemos internamente em nossas fábricas. A Ambev já é referência mundial em economia de água no processo produtivo de bebidas. Com essa mobilização nacional, queremos dividir nossos conhecimentos e experiências adquiridas nos últimos 20 anos engajando nossos parceiros mais próximos nesta causa.”
Entre as ações voltadas para o uso eficiente da água nas operações industriais, estão: sistema estruturado que controla o consumo de água em cada etapa do processo produtivo, investimento contínuo em novas tecnologias e equipamentos, reuso de água nas fábricas e parcerias com outras companhias para o reaproveitamento dos efluentes tratados. A Ambev contabiliza que, com esse trabalho, reduzir em 40% o consumo de água nos últimos 12 anos.