Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Cerveja encontra alta gastronomia na União Cooks

Encontro Épico faz parte das comemorações dos 20 anos da Confraria, em Porto Alegre

Encontro Épico começou com um bate-papo com 4 especialistas cervejeiros,  Glauco Caon, Alexandre Baggio, Luis Polleto e Edu Pelizzon (Foto: Mariana Fontoura / GNU)

O último sábado de maio de 2015, dia 30, foi o escolhido para um encontro inédito na Confraria União Cooks, em Porto Alegre (RS): a cerveja artesanal em harmonia com a alta gastronomia. Todos os pratos, do couvert à sobremesa, foram planejados para harmonizar com diferentes estilos da cervejaria convidada da noite, a Lorena. Realizado no Restaurante Épico do Grêmio Náutico União, o jantar contou com cerca de 140 convidados e está entre as ações que comemoram os 20 anos da Confraria União Cooks. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

See this content in the original post

O Encontro Épico começou com um bate-papo entre Alexandre Baggio (chef e beer sommelier), Glauco Caon (cervejeiro e Juiz Internacional BJCP), Edu Pelizzon (Beer Somellier ) e Luis Polleto (doutor cervejeiro, pesquisador em processo fermentativo Esalq-USP). Os participantes detalharam os principais marcos e escolas da cerveja no âmbito mundial e falaram sobre a harmonização na experiência gastronômica.

O cardápio, elaborado pelos confrades da União Cooks, procurou atender as características das cervejas propostas para a harmonização. O coordenador de eventos especiais da Confraria, Danilo Annes, conta que trazer a cerveja artesanal para os encontros é uma demanda antiga de alguns Confrades e foi um grande desafio alinhar o cardápio. “Não é tão simples elaborar um cardápio harmonizado, principalmente porque estamos mais acostumados com o vinho, foi um trabalho de equipe, nós propondo os pratos e a equipe da área da cerveja sugerindo as melhores combinações”, explica.

Ainda durante o bate-papo, o couvert servido com queijos finos, presuntos e pães (produtos Quatá e Allfood) foi acompanhado da cerveja Lorena Munich Helles, estilo representante da Escola Alemã. Para a entrada, a cerveja escolhida foi a Lorena Belgian Ale Witbier harmonizada com camarão au citron em cama de folhas verdes e abacaxi selado. O prato principal, carré francês com cogumelos frescos e mousseline de batata baroa foi servido com a cerveja do estilo English Indian Pale Ale (IPA). O jantar foi finalizado com a sobremesa, torta holandesa com crocante de avelãs harmonizada com a Lorena Irish Stout.

A entrada harmonizou au citron em cama de folhas verdes e abacaxi selado com uma cerveja do estilo Belgian Ale Witbier (Foto: Sarah Buogo/Revista Beer Art)