Equipamento produz cerveja com comando de smartphone


Em tese, com o Brewbot, qualquer pessoa, mesmo sem grande conhecimento sobre a produção da bebida, pode preparar cervejas artesanais de alta qualidade usando smartphones ou tablets (Foto: Divulgação)

Sarah Buogo

Já é possível fazer cerveja com o uso de um smartphone ou tablet para dar os comandos das etapas de produção, informa a prestigiada revista Fast Company, ao avaliar o Brewbot. Aparelho irlandês disponível no mercado desde o final de 2013, é mais completo em suas utilidades do que o BeerBug e com um potencial produtivo maior do que o BrewMaster, ao permitir controle total do processo de produção da cerveja por um dispositivo móvel.

O aparelho utiliza tanques de aço inoxidável para a produção da cerveja. (Foto: Divulgação)

O Brewbot é um equipamento relativamente grande, com dimensões de 121 x 119 cm e peso aproximado de 100kg. Foi criado pela empresa Cargo, com sede na Irlanda do Norte, e financiado pelo kickstarter.com. Utiliza tanques de aço inoxidável para a produção da cerveja e uma plataforma de código aberto para o monitoramento das informações.

Em sua página no Kickstarter, o Brewbot é descrito como um aparelho fácil de usar, com estética agradável, que libera o usuário das questões técnicas para se concentrar nas receitas. “Você não precisa saber nada sobre fabricação de cerveja para utilizá-lo", destaca o site.

eu com o BeerBug

Veja vídeo da empresa explicando o funcionamento do aparelho:

O primeiro passo é selecionar a receita. O próprio aplicativo disponibiliza um banco de dados com os tipos mais tradicionais como Pilsner, Lager, Bock e Pale Ale, mas é possível incluir outros. Após, é só seguir as etapas indicadas no telefone, adicionar os ingredientes solicitados, sentar e relaxar. O Brewbot enviará uma notificação quando a bebida estiver pronta para o consumo. O tempo da fermentação varia conforme a receita e a grande vantagem é controlar todas as informações deste período pelo celular.

Cada unidade do Brewbot produz até 20 litros de cerveja e custa a partir de US$ 2,8 mil mais taxas. Por enquanto a empresa só envia o produto para Reino Unido, Irlanda, Europa, EUA, Canadá e Austrália. Para outros países é necessário entrar em contato pelo email brewing@brewbot.io