Entre cervejas e riffs
Conheça a Cartel da Cevada que, além do rock, aventura-se pela produção artesanal de cerveja
Sarah Buogo
A paixão por rock e cerveja foi uma das inspirações para a união de quatro amigos em torno de objetivos em comum: tocar e beber. Mas isso não foi o bastante, o quarteto se aventurou no universo cervejeiro e começou a produzir um rótulo próprio. Assim, a Cartel da Cevada, na estrada há 6 anos, coleciona um portfólio que tem músicas com bom peso de guitarras, letras escrachadas com sotaque gaúcho e uma Pale Ale repleta de riffs e grooves.
Formada por Fernando Rosa (Guitarras), Igor Assunção (Guitarra e Vocais), Richard Zimmer (Baixo) e Samuel Sbaraini (Bateria), a Cartel da Cevada tem influências do rock setentista de bandas como Black Sabbath, KISS e AC/DC, e mais contemporâneas como Corrosion of Conformity, Black Label Society e Spiritual Beggars.
A relação entre cerveja e música é tão grande que, em 2012, riffs, malte e lúpulo se uniram em um lançamento duplo: o single “A Barbada” e a Pale Ale batizada com o mesmo nome.
“Não foi uma cervejaria fabricando uma cerveja para a banda. Tivemos um grande apoio do Leo Ponso (Cervejaria Seasons), que é nosso amigo e cervejeiro de longa data, mas a Barbada foi pensada, brassada e engarrafada por nós”, explica o guitarrista Fernando Rosa.
A Barbada é uma Pale Ale tradicional, com 6,5% de teor alcoólico. Para a produção do primeiro lote a banda apostou na pré-venda em uma plataforma própria de financiamento coletivo. Os 80 litros produzidos esgotaram-se em pouco tempo. Outros dois novos lotes da Pale Ale foram produzidos e vendidos em menos de um mês.
“A ideia é lançarmos outras cervejas, talvez em diferentes estações do ano. Não vai parar na Barbada, com certeza”, explica o baixista Richard Zimmer. As pré-vendas para novos lotes da APA estão continuamente disponíveis no site bolichodocartel.blogspot.com.br ou na página do facebook (clique aqui).
2015
Enquanto novos rótulos ainda não estão confirmados, a banda lança o single “Porto Alegre pelamor” que dá nome à nova turnê pelo sul do país.