La Corne du Bois des Pendus Triple (CluBeer out/14)
Recentemente chegada ao Brasil, as La Corne têm se destacado não só pela qualidade da cerveja, mas pelo inusitado copo de chifre que tem sido objeto de desejo pelos colecionadores e momentos de descontração nos empórios cervejeiros. Quem se faz presente aqui na nossa seleção de outubro é a La Corne du Bois des Pendus Tripel. O copo, como já dissemos, é uma peculiaridade à parte. Ao lançar a sua cerveja, Gaëtan Patin quis prestar uma homenagem a uma floresta da região que tem o formato de um chifre. Essa forma inspirou a criação do copo no mesmo formato. Para mantê-lo em pé, usa-se uma estrutura de madeira e o copo/chifre fica preso por uma alça de couro. A questão do copo é muito mais uma artefato estético do que propriamente funcional.
Assim como todos os demais rótulos desta cervejaria, a La Corne du Bois des Pendus Triple é uma cerveja que foge dos padrões. Do estilo belga chamado tripel, essa cerveja se destaca pela complexidade aromática e características peculiares. Mais amarga que o normal, é levemente frutada e com notas evidentes de citricidade, pão e dulçor agradável. De coloração amarelo ouro, levemente turva, apresenta uma espuma densa, de boa formação e estabilidade. O teor alcoólico, apesar de elevado, está muito bem inserido e proporciona uma leve sensação de aquecimento.
Para harmonizar
Um suculento Spaghetti Carbonara é a sugestão. O interessante aqui é o contraste do álcool da cerveja com a gordura do carbonara (creme de leite, ovo, parmesão e bacon); a doçura e frutado da cerveja contrastando com o salgado (parmesão) do prato e por fim, o lado de complementação, porque o frutado da cerveja acaba se inserindo no macarrão, dando leveza a um prato tão intenso e gorduroso. Ou seja, casamento perfeito!