Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Das Bier!

Cervejaria concebida para saciar clientes de pesque-pague se tornou atração principal

O projeto era fazer um brewpub mas a aceitação levou a família Schmitt a ampliar o negócio e instalar fábrica (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art)

See this content in the original post

ALTAIR NOBRE (textos) e
RICARDO JAEGER (fotos) 
Beer Art 8 - jul 2014

Gaspar (SC) - De início, o propósito era saciar a sede dos clientes do pesque-pague. Nas pausas do embate com os peixes, eles comprovaram a qualidade do chope produzido ali, no interior de Gaspar (SC), município de influência alemã no Vale do Itajaí.

Inaugurada em 16 de dezembro de 2006, com festa para a qual foi convidada a população do Belchior Alto, a Das Bier logo superou em relevância as demais atrações daquela propriedade com paisagem rural. Nasceu com a restauração do casarão construído no início do século 20 (1901-1903) por Antônio Bernardo Haendchen, pioneiro desse bairro com cascatas e outros pontos turísticos.

À frente dos negócios no século 21, a Família Schmitt, descendente do patriarca, propôs-se a agregar valor aos empreendimentos, sem abandonar as tradições. Com nome germânico (traduzido, quer dizer "A Cerveja"), a cervejaria recebe investimento constante para melhor servir e receber turistas e clientes.

A perspectiva da cervejaria impôs uma guinada na trajetória profissional de Leandro (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art)

"O projeto era fazer um brewpub para os clientes do pesque-pague, que existe aqui há 18 anos. Pelo aumento da demanda, a gente foi percebendo que valia a pena investir na cervejaria", explica um dos integrantes da família, Leandro Schmitt, na operação do negócio há quatro anos. A perspectiva da Das Bier impôs uma guinada na trajetória profissional de Leandro, que trabalhava no Paraná e voltou para Santa Catarina a fim de assumir a gerência da cervejaria.

Souza, que trabalhou em cervejarias grandes, vê vantagens de controle de qualidade nas pequenas (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art)

E o que a Das Bier tem de diferente em relação às demais artesanais? O cervejeiro Antônio Soares de Souza, com sotaque pernambucano, responde: "A alma daqui é a água, de poço artesiano, os equipamentos muito bons", diz, para em seguida acrescentar, sorrindo: "e os donos, que deixam a gente trabalhar". Ali é produzida uma variedade de tipos de cerveja, entre eles Pilsen, Weiss, Braunes Ales, Pale Ale e Strong. Aos 7 anos de atividade na Das Bier, Souza acrescenta no currículo 17 de Brahma, 5 de Continental e 1 de Schincariol.

Qual a diferença entre exercer o ofício em uma cervejaria grande e em uma pequena? "Nas pequenas, você consegue ver todo o processo, do esmagamento do malte até a filtração. A vantagem é poder corrigir rapidamente algum problema, assim que constatado, e ter mais controle sobre a qualidade da matéria-prima", explica Souza.

Variedade da produção inclui Pilsen, Weiss, Braunes Ales, Pale Ale e Strong (Ricardo Jaeger/Beer Art)

Como tornou costume à época do Festival Brasileiro da Cerveja, da vizinha Blumenau, produz cervejas colaborativas − e criativas. A Beer Art acompanhou a produção de uma dessas, em 14 de março deste ano. Na ocasião, em conjunto com a Bodebrown e com a Morada Cia Etílica, houve a brassagem de uma Kölsch − estilo da região da Colônia (Alemanha) − com 15% de centeio, em lugar do trigo como complemento da cevada. Já disponível no bar da cervejaria e no Kneipe (pub alemão localizado no Shopping Park Blumenau), a Roggen Kölsch é uma mostra de que, mesmo com respeito pelas origens, a Das Bier é aberta a experimentações.


Serviço

  • O quê: restaurante e bar da cervejaria Das Bier
  • Quando: de 4ª a 6ª das 17h às 24h, sábado das 15h às 24h e domingo das 11h às 19h
  • Onde: Rua Bonifácio Haendchen, 5.311, Belchior Alto - Gaspar/SC
  • Fone: (47) 3397-8600 Email: contato@dasbier.com.br