Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Tendências de mercado para os rótulos de cerveja

O design alucinante com cores fortes perde força e dá lugar para rótulos mais harmoniosos e naturais

Misturadas ao branco ou cinza claro, cores passam por um clareamento, tornando-se mais esmaecidas e suaves (Foto: Agência Alvo/Divulgação)

BENTO FERREIRA

Como você já deve ter notado, nos últimos cinco anos os rótulos de cerveja foram dominados por cores fortes, gradientes alucinantes e composições futuristas. Mas agora em 2020 essa tendência está perdendo força e dando lugar para rótulos mais harmoniosos e naturais.

A utilização de ilustrações, aquelas mais abstratas, estão voltando para os rótulos.

Essa mudança provavelmente é uma reação ao uso excessivo de cores, elementos gritantes, ou seja, algumas das tendências anteriores usados nos rótulos de cerveja, deixando as gôndolas dos supermercados iguais, com rótulos chamativos e com desenhos cada vez mais criativos. Para se diferenciar, devemos ver o que está acontecendo em outros setores e absorver para o setor cervejeiro.

Portanto, para ficar à frente de seus concorrentes, deixo aqui algumas tendências que percebi que estão voltando.

Muted colors

Uma das primeiras tendências é utilizar Muted colors (cores colocadas no mudo” em tradução literal) são cores que, ao serem misturadas ao branco ou cinza claro, passam por um clareamento, tornando-se mais esmaecidas e suaves, deixando de usar cores vivas e ousadas, como diversas cervejarias já fazem. A ideia é utilizar paletas de cores mais suaves. As muted colors são simplesmente cores que foram desaturadas levemente com preto, branco ou por uma cor complementar.

Gradiente

Uma técnica que estou vendo voltar é o uso do gradiente, em vez de serem usados em segundo plano as imagens, os gradientes serão usados de várias maneiras. Eles podem serem utilizados nas ilustrações complexas, usadas como filtro de cores e incluídas em gráficos simples para adicionar profundidade e textura.

Ilustrações

Utilizar ilustrações abstratas e simples não têm o mesmo poder atraente que uma vez tiveram, hoje temos que abraçar lustrações mais imaginativas, mais complexas, um pouco menos abstratas. Algo que te faça pensar, mesclando o abstrato com algo complexo, achou difícil? Ninguém disse que seria fácil entender de design.

Fontes pesadas

Utilizar fontes mais pesadas e “grossas”, porém simples. Normalmente fontes pesadas são em negrito ou extra negrito. Para isso podemos utilizar fontes pesadas para criar contraste e hierarquia em um plano de fundo simples ou em uma fonte mais clara. Isso dá um destaque no rótulo bem bacana!

Formas fluidas podem ser usadas para transmitir uma sensação natural (Foto: Agência Alvo/Divulgação)

Linhas fluidas

Algo que também estou vendo em muitos rótulos é a utilização de belas formas e linhas fluidas, ou seja, contínuas. Formas fluidas podem ser usadas para transmitir uma sensação natural e genuína ao longo de seu rótulo. Elas também combinam bem com outras tendências de design, como cores suaves e fontes pesadas para uma composição única.

Fotografia

Muitos rótulos estão utilizando fotografias autênticas e neutras, essa tendência coloca contraste no rótulo. As vezes utilizam a fotografia com colagem, outra técnica bem utilizada. Por isso utilizar retratos reais e fotos neutras é uma boa pedida.

Clean

E por último, os rótulos minimalistas. Algumas cervejarias estão indo para uma abordagem mais minimalista em seus rótulos e assim conseguem deixá-los mais clean. Não polui muito, colocando apenas as informações necessários e obrigatórias. Essa técnica é muito utilizada em vinhos e espumantes, vale muito prestarmos atenção, pois é uma técnica que traz elegância para nosso produto se bem utilizada.

Abraço é até a próxima gente. E, se quiser saber de novidades, me siga nas redes sociais @bentocla e @agenciaalvo