Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Tendências para os rótulos de cerveja em 2021

Quais são as apostas que Bento Ferreira compartilha no blog de design da Beer Art para o novo ano

Sustentabilidade será a pegada mais forte entre as cervejarias (Foto: Patrik Michalicka/Unsplash)

BENTO FERREIRA

Enfim encerramos um ano bem tumultuado, e só podemos esperar que 2021 seja melhor, e que o mercado de cerveja possar ter um crescimento positivo, pois ainda acredito que há alguma luz no fim do túnel. O momento é de olhar para o futuro.

Mas o que exatamente isso vai significar para os rótulos de cerveja?

Há algumas tendências de design de rótulos que eu apostaria para 2021, mas, veja bem, o que vou colocar aqui é basicamente minha opinião, não posso prever o que acontecerá este ano em qualquer grau de precisão agora. Portanto, não tome nada disso como uma regra ou algo engessado.

Acredito que em 2021 a “sustentabilidade” será a PEGADA mais forte entre as cervejarias. A ideia de desenvolver uma nova relação mais sustentável com o meio ambiente vem crescendo de forma constante desde 2010. Vimos grandes grupos cervejeiros investirem em embalagens mais sustentáveis, rótulos voltados para uma causa de sustentabilidade. Em 2020 foi um ano em que muitos de nós pudemos passar mais tempo ao ar livre, desfrutando de amplos espaços abertos e céus sem aviões, tudo começou a parecer um pouco mais real e menos poluído. Por trás de todo o sofrimento e dificuldades econômicas da pandemia do coronavírus, bloqueios internacionais, podemos perceber a volta da natureza, por assim dizer. Todos nós tivemos a oportunidade de vislumbrar um mundo um pouco mais verde, por isso espero que 2021 será um ano em que poderemos nos voltar mais a sustentabilidade.

Seguindo nessa mesma linha, acredito que design inspirado na natureza será quase que na mesma pegada da sustentabilidade. Acredito muito em tendências de design orgânico, mais suave e natural tem surgido lentamente, em comparação com as principais tendências nos últimos 10 anos. A ideia de imitar a natureza, luzes naturais, cores e tons terrosos mais suaves, gradientes nos esquemas de cores, linhas fluidas, aposto muito nessa pegada, acredito que está voltando em alta, principalmente com a kombuchas. Essa tendência se encaixa muito no minimalismo, paletas de cores suaves, ilustrações, existem filtros de cores projetados para criar ambientes naturais, texturas com madeira, pedra etc. os sinais estão lá há algum tempo. Mas o grande empurrão veio um pouco do nada. Um efeito colateral bem documentado da atual situação de pandemia é a sede pela natureza. Não é de surpreender que as pessoas a quem foi negada a chance de ficar ao ar livre por longos períodos tenham o desejo repentino de encontrar desculpas para sair.

Se o consumidor não pode ir para a montanha, deixe a montanha vir até ele. E as qualidades essenciais da natureza são adequadas para todos os projetos, todas as técnicas e todos os campos comerciais, inclusive na cerveja.

Uma tendência que já está há faz um tempo voltando, é o estilo retro. Depois do ano que tivemos, não é nenhuma surpresa que estamos olhando para o que parece ser tempos mais fáceis agora. A nostalgia, em suma, atingiu níveis recordes. Consequentemente, vemos muitas fontes retro e paletas de cores nos últimos meses, agindo como uma espécie de manta de conforto gráfico. Então abuse e explore todos os estilos retros em seus rótulos. Com grande probabilidade de que a pandemia continue dominando as manchetes por algum tempo ainda, acredito que os designs retrô e vintage estarão em demanda em todos os lugares ao longo de 2021.

Por muito tempo vimos rótulos muitos coloridos, com cores vibrantes, muitos desenhos chamativos, portanto acredito que talvez depois da loucura de 2020, as pessoas vão querer dar uma pausa nestes rótulos chamativos, brilhantes e multicoloridos, dando espaço para algo mais agradável à vista, com um sentimento reconfortante de nostalgia.

E por último acredito na utilização das formas geométricas simples, a utilização formas básicas é uma arte muito complicado de se criar, é algo a se observar em 2021. Formas planas simples, mas não um design simples, abstrato e confiante. Esse seria meu último palpite.

As previsões são sempre previsões. O mundo do design gráfico vive um crescimento sem precedentes, um mundo em que se você quer estar no topo, você tem que continuar correndo. Os gostos mudam, a tecnologia avança e ou nós aproveitamos para seguir as tendências.

Essas principais tendências de design de 2021 estão aqui para você ver, inspirar, guiá-lo na direção certa, discutir, rejeitar como um absurdo completo. Se quiser pode seguia-las, ou ignorá-las. Depende apenas de você!

Que venha 2021, que nos traga vibrações positivas, que possamos brindar nossos copos em eventos e que possamos nos divertir. Abraço.