Rota da Cerveja

Vale da Cerveja é opção para férias em Santa Catarina

Programações incluem visita à produção, degustações e minicursos sobre a bebida

A ação de divulgação do Vale da Cerveja mobiliza entidades e empresas da região, em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

A ação de divulgação do Vale da Cerveja mobiliza entidades e empresas da região, em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Não faltam atrativos para visitar Santa Catarina em qualquer época do ano. No inverno, a baixa temperatura e a possibilidade de encontrar neve em terras brasileiras motivam muitos turistas a passearem pelo estado. Uma atração em especial contempla os apreciadores de cerveja artesanal. Região de cerca de 100 quilômetros de extensão que vai desde Ibirama a Gaspar, o Vale da Cerveja reúne cervejarias, museus e até uma instituição de ensino voltada pela bebida. Confira abaixo algumas opções para visitar no roteiro.

Cervejarias - São mais de 10 opções ligadas à bebida que podem ser visitadas e a sugestão é que o turista conheça mais de uma. Além dos bares anexos às fábricas de boa parte delas, visitas mostram o processo de produção e oportunizam uma degustação guiada para que, mesmo os leigos, consigam identificar algumas características sensoriais das cervejas. (para saber mais sobre as cervejarias catarinenses, entre no portal da Beer Art)

Escola Superior de Cerveja e Malte - Apreenta-se como a primeira instituição de ensino superior da América Latina dedicada exclusivamente à bebida. Fica em Blumenau (SC), local do Festival Brasileiro da Cerveja e da maior Oktoberfest do Brasil, e oferece minicursos todos os dias às 10h30min.

Museu da Cerveja - Criado e mantido pela Secretaria de Turismo de Blumenau, o espaço reúne um pouco da história da bebida na região, com itens das primeiras fábricas e histórias dos colonizadores.

Cristalerias - O copo é uma parte fundamental da degustação cervejeira. E existem dezenas de cristalerias que produzem os itens de maneira artesanal que são abertas à visitação. Por lá, é possível não só visualizar, mas participar do processo.

Restaurantes - As cartas de cervejas de alguns restaurantes da região já priorizam as cervejas artesanais, muitas com sugestão de harmonização com o cardápio. A gastronomia local também usa muito a cerveja artesanal como ingrediente para molhos e preparos.

O Vale da Cerveja

Gerido pelo Blumenau e Vale Europeu Convention e Visitors Bureau, o Vale da Cerveja é uma iniciativa de divulgação e profissionalização do receptivo de turistas para as visitações ligadas à bebida. A iniciativa é das cervejarias e entidades locais ligadas ao turismo e à cerveja e o projeto é mantido pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), Associação das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib), CDL Blumenau e Sindilojas, Secretaria de Turismo e Prefeitura Municipal de Blumenau e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (SIHORBS).

Todas as informações sobre o Vale da Cerveja, valores e dados sobre como montar o seu roteiro estão no site www.valedacerveja.com.